sexta-feira, 1 de outubro de 2010

O livre arbítrio e a vontade de Deus


Também disponível em MP3.

Programa de 29/Setembro/2010. Neste vídeo Padre Fábio de Melo atende a uma pessoa que tem dúvida sobre a morte, achando que seja Deus quem sabe do momento de nossa morte. Padre Fábio fala sobre o livre arbítrio e a vontade de Deus, dizendo que não depende de Deus o momento de nossa morte, pois Ele quer sempre o nosso bem, o momento de nossa morte depende de nós, da forma como vivemos, e da forma como as outras pessoas convivem conosco.

9 comentários:

Auxiliadora Canaan disse...

O que compartilho é uma visão melhor de futuro. Entendo que Deus é o supremo Bem, e que embora vivamos segundo às suas leis, o 'outro' pode-nos tirar a vida. Rubinho canaan era íntimo de Deus, menino eucarístico, sócio da CN e ativo em seus projetos; esteve aí em 2007 -"Cura e Libertação"-, perdeu a sua vida apenas por ter feito um pedido de paz. Foi vítima de um crime, por isso retomo as palavras de Pe. Fábio, "onde estava a mão estendida, solicitada por Deus?" O amor que Deus envia não veio para ficar, deve ser estendido, pois é um tesouro, e se escondido para que serve?

Patricia disse...

Auxiliadora, o que o Pe. Fábio quis dizer é que Deus não faz as coisas propositalmente para as pessoas sofrerem; existe a vontade própria, e este outro que nos tira a vida, ele é responsável, e não Deus, jamais. Deus é AMOR. Vem a nosso consolo. Escute de novo. Os maus escolhem ser maus, porém pagarão pelo mal que fazem. Foi como o Pe. citou no acidente da irmã, foi um acidente, estava ali um objeto inapropriado e foi irresponsável quem não o tirou a tempo, e não Deus.
As pessoas querem culpar a Deus em vez dos que realmente fazem o mal! Deus está a nosso lado, não contra nós.

Auxiliadora Canaan disse...

Patrícia, não sei em que gancho da minha declaração você deseja acentuar, não vejo diferença nenhuma entre uma pessoa que coloca uma barra de ferro que supostamente poderia cair em alguém com outra que premeditadamente prepara uma faca para matar uma pessoa e acaba matando outra; os dois são irresponsáveis e Deus saberá julgá-los.Quando digo que um tesouro escondido para nada serve, refiro-me a todos que conhecem o amor de Deus e não se comprometem, ouvem o Pe., recebem o amor e se esquecem de que o tesouro que Deus envia é para ser partilhado, entregue aos que dependem de socorro, por isso afirmo que ele -o amor - não veio para ficar. Dar é a primeira lei de toda a criação, e é como damos que recebemos.É preciso que você mude a forma de pensar sobre "irresponsabilidade", e também a de julgar sobre o valor de Deus para as pessoas. O Deus que eu conheço é a "Perfeição" e não admite julgamentos; o que questiono é o desperdício que fazem com a sua Palavra e o descaso com a obra de suas mãos: a vida do homem. "Se você julga as pessoas, não tem tempo para amá-las." Madre Teresa

Patricia disse...

Cara Auxiliadora, o que quis foi reforçar as palavras do Pe. Fábio, muitas pessoas precisam acusar Deus das fatalidades deste mundo para se sentir melhor, quando o que acontece é que só piora. O que aconteceu com a irmã do Pe. Fábio não foi culpa de Deus, como ele mesmo disse. Foi nessa parte que falei de responsabilidade, a pessoa não teve responsabilidade e colocou ali no bagageiro do alto, dos passageiros, um objeto perigoso, que a atingiu.
Parece que ambas partilhamos de opiniões parecidas e em algum ponto não nos entendemos. Como disse antes, Deus para mim é só Misericórdia e AMOR. Respeito sua opinião, e aprecio conversarmos sobre Deus...pouco se faz isso hoje em dia. Eu perdi uma filha de 14 anos há pouco mais de um ano de uma broncopneumonia fulminante. As minhas primeiras reações foram culpar a Deus por ter tirado minha filha de mim, mas como disse meu pai:"Deus é bom demais para isso." Com o tempo, entendi isso, graças a Deus. E hoje, sem a fé em Deus, não estaria em pá. Ouvi muito o Pe. Fábio quanto a dor das mães, li o livro "Quando o sofrimento bater à sua porta", e "Quando coisas ruins acontecem às pessoas boas." Reconciliar-me com Deus é o que me mantém viva, pois até tentar me matar eu havia tentado. Sinto muitas saudades da minha menina, mas espero para quando Deus me chamar e renascer
para a vida eterna, ao lado dela. Abraços,

Patricia

Gleide disse...

Oi, gente! Ouvindo o Programa sobre o Livre Arbítrio e lendo os comentários de vocês, me surgiu uma questionamento, que gostaria muito que alguém respondesse. Não é colocando em "cheque" a ação divina, é antes uma mera tentativa em compreendê-la. A minha questão é:
Deus é o bem e a bondade, mas é justo que os seus filhos, amados que o seguem, que o temem morram pelas ações de outros sem proteção? E os anjos, e os santos? e a misericórdia? Se estaríamos mais sujeitos à vontade dos homens porque pedimos proteção, se em última instancia a vontade de Deus sobre os outros pode não prevalecer e por isto mesmo se virar contra mim?
Por favor me axiliem, fiquei meio confusa, neste sentido.

Auxiliadora Canaan disse...

"Não é o que temos, mas o que apreciamos, constitui a nossa abundância."
Se o homem não é capaz de receber em sua alma a grandeza da vida, como poderá captar a beleza de Deus? Meu filho foi assassinado e inocente! Mas em nenhum momento culpei Deus por isso.Sempre procurei preservar a minha fé e combater os clichês de consolo que tentam culpar Deus pelas tragédias humanas. Acesse rubinhopaz.blogspot.com em post mais antigas, está registrado exatamente isso que Pe. Fábio relatou. Não entendo a incompreensão..."respeito sua opinião".O que discutimos não são opiniões e sim juízo de fato: irresponsabilidade gera tragédias.

Patricia disse...

Gueu, a questão é que Deus não tem prediletos...se estão no carro quatro pessoas e uma sobrevive, não é que ela é mais "amada", ela simplesmente sobreviveu por algum motivo. Conheço a história que viajavam um jovem casal e seus dois filhos no carro, uma menina e um menino, entre seus 6 e 10 anos, e uma bisavó de oitenta e tantos de um dos pais. Houve um acidente terrível e só ela sobreviveu. No fundo, todos ficam indignados com Deus...mas não foi culpa dele.
Gueu,para "descomplicar", na verdade eu e Auxiliadora chegamos a conclusão que temos a mesma opinião e além de tudo, a mesma dor. Ambas não culpamos Deus.
Minha filha foi vitimada por uma maldita bactéria, que estava no lugar errado, no momento errado, que poderia ter atingido a mim ou qualquer um de nós, porque as doenças existem, os vírus e as bactérias vivem se modificando...enfim, falar disso dói muito meu coração. Foi feito teste para H1N1 e não era, foi uma broncopneumonia fulminante que em questão de horas parou a respiração e o coraçãozinho dela.
Eu iria no lugar dela. Eu faria tudo. Mas o que posso é só sobreviver agora.
Quanto à proteção de Deus, sim, nós pedimos, mas acredito que o "ser humano" tem a escolha frequente entre o bem e o mal e muitos escolhem o mal. Alguns atravessam a favela para estudar, outros resolvem desistir e ser traficantes...ricos, pobres, remediados, a maldade sempre está lá, mascarada de sedutora, mas ela deixará nessas pessoas marcas que não poderão ser apagadas e eles não escaparão à justiça de Deus.
Eu também tenho o blog de minha filha, assim como minha irmã na dor, Auxiliadora:

www.queroumcaminho.blogspot.com

Unknown disse...

Deus é maravilhoso. A Sua misericórdia é infinita. Deus é amor. E entendo que Ele quer o nosso bem, pois somos d'Ele. Pertencemos a Ele. Gostei muito do que o sr. disse pe. Fabio, gosto de ouvi-lo, meu coração fica mais esperançoso quando escusto suas palavras abençoadas. O sr. abaixo de Deus me ajudou muito. Creio que foi Ele quem mandou o sr. para nos ajudar. Obrigada. Deus o abençoe a cada amanhecer. Paz e Bem.

Unknown disse...

eu nao tenho nen que falar ele ja falou tudo por nos ..