sexta-feira, 18 de julho de 2008

Construindo a autonomia


Também disponível em MP3.


Neste vídeo, Pe. Fábio de Melo sobre o processo de educação da pessoa humana, que envolve todas as pessoas que têm contato com ela. Muitas vezes podemos observar nas pessoas quem teve mais influência na sua personalidade, geralmente o pai ou a mãe. Este processo de educação busca construir a autonomia da pessoa, de forma que ela possa tomar decisões sozinhas e seguir sua vida independente dos pais. Muitos pais educam seus filhos como uma extensão sua, uma reprodução, gerando dependência excessiva.

A criança nasce sem regras, é preciso mostrar para ela o que é certo, e com isto ela irá fazer o que é correto por ver os outros fazendo o mesmo. Mas com o tempo ela irá desenvolver o juízo de valor, ou seja, fará a coisa certa por saber que é correto, não apenas por exemplo de outros.

Na educação há duas possibilidades, ou iremos controlar ou iremos cuidar da criança. Cuidar é fazer pelo outro o que ele ainda não pode, os pais devem ficar ao lado apenas até o momento em que a criança desenvolve a autonomia. Quando o cuidado desrespeita a liberdade do outro, isto se transforma em controle, que não educa, pois ninguém gosta de ser controlado. É este controle que gera a aversão e agressividade que muitas vezes enxergamos em muitos filhos, revoltados com seus pais por causa de tanto controle.
Postar um comentário