quinta-feira, 19 de março de 2009

Nulidade do casamento


Também disponível em MP3.


Programa de 05/Março/2009. Neste programa Pe. Fábio de Melo recebeu Pe. Joãozinho, e neste vídeo eles atendem a uma carta de um homem que está sendo traído por sua mulher, e se questionam se, diante da situação apresentada, aquele realmente existiu, pois pode ser uma caso de nulidade, ou seja, o casamento é nulo, nunca existiu. A nulidade do casamento não significa anular um casamento, isto é impossível, mas sim declarar que um casamento nunca existiu, é nulo, mesmo tendo havido uma cerimônia em uma igreja. Existem diversas razões que levam a Igreja a declarar a nulidade de um casamento:
  • Casar forçado, por exemplo, casar apenas porque engravidou
  • Mentalidade divorcista, ou seja, casar já pensando na possibilidade de separar se não der certo
  • Casar para batizar um filho, pois muitas pessoas dizem de forma errada que para batizar é preciso casar, o que não é verdade
  • Casar sem falar para o companheiro que possui doença grave ou grande dívida
  • Fingir caráter, por exemplo, antes do casamento era alguém muito dócil, mas depois de casar é que se revela realmente quem é
  • Casar omitindo sua opção sexual

8 comentários:

Unknown disse...

Que a paz esteja com todos vc.
Gostei muito desse bate papo sobre nulidade de casamento,mas tenho uma duvida:
Tenho um casal de amigos: o marido dela pediu a anulação do 1° casamento,pois a sua ex-mulher omitiu sua opção sexual, enfim ele conseguiu a anulação, só que ele não tem dinheiro suficiente para pagar e assim receber os papeis da anulação,para poder casar com sua atual esposa e receber a comunhão.
A pergunta é:
Afinal ele mesmo sem pegar os papeis da anulação ele esta casado com a 1ª ESPOSA ou não?
Ele pode casar assim mesmo ou não?
A burocracia pode atrapalhar essa nova união, já que perante a igreja seu casamento foi anulado!
Gostaria de um exclarecimento!
OBS Eles são casados no civil,já moram a mais de 15 anos juntos e tem 2 filhos.
Obrigada, espero resposta anciosamente. Maura
PS: Se não puderem me responder, me indiquem alguém que possa. Estejam em paz

Fabiano Pereira disse...

Olá Maura, pelo o que parece ele já está com a declaração de nulidade feita sim, ou seja, já é oficial que o casamento inicial na verdade não existiu. O que falta são os papéis, que servem como documento da Igreja, confirmando a decisão do tribunal. Sugiro que se amigo faça um pedido para os amigos mais próximos, para que consigam arrecadar o necessário para obter os documentos dele.

Até mais.

Luciana disse...

Sensacional! Principalmente a fala sobre o batismo. Pois aqui no ES, mais precisamente, Vitória. Em várias paróquias não realizam batizados se os pais não forem casados.
Fica a pergunta: - O que a criança tem haver com isso?

ines disse...

Eu não acredito em fórmula de casamento. Conheço casais que se casaram novos, a menina grávida e estão juntos e bem após trinta e tantos anos, como conheço casais que se casaram maduros e houve situações bem negativas no decorrer do casamento. O fato que casar não é fácil, é uma busca diária, às vezes abrir mão de coisas que a gente nunca imaginou. Mas taxar situações é impossível, casar almas, cabeças é bem raro. Por isso a nulidade muitas vezes se dá ao longo da vida, com as nossas mudanças interiores, infelizmente.As pessoas mudam de acordo com a vida e se o outro não está preparado anula-se o amor.

ana valquiria disse...

o programa direção espiritual mostra a importancia de os casais que estão prestes a assumirem um compromisso com deus,antes de tudo devem refletir, avaliar, planejar, traçar metas para o matrimonio e não meramente casar só por casar.Afinal,o compromisso com deus é pra sempre...

Unknown disse...

e de uma grande sabedoria de deus as mensagens deixada para nos,e o espirito santo que conduz o essa grande bensao para o nosso padre...
que deus esteja sempre com ele ...amem

Anônimo disse...

Fui casado por 6 anos e tenho uma filha do casamento a qual tenho a guarda.Estou separado a 4 anos e divorciado a 1 ano motivo da separação foi adúlterio da minha ex. esposa,para minha surpresa fui convocado pelo tribunal eclesiastico a pedido da minha ex. mulher,o que não entendi e não me explicaram onde no direito canonico a aceitação do pedido de nulidade,alem de ser mau atendido pela DR.a Maria Helena ela me disse-sua ex.mulher veio até nos e pagou e deu uma versão,cabe você dar a sua ou melhor aceita e fica livre você tambem,fiquei perplexo...mesmo depois de ter levado testemunhas e documentos ainda assim diziam aceita e se livra de uma vez,eu teria todos os motivos para tal pedido,mas respeito muito o sacramento do casamento,estou muito decepcionado....pois se nem a igreja acredita nos seus mandamentos quem vai acreditar??sou leigo mas até onde entendo um casamento consumado e ratificado não têm validade?e minha filha como fica?vejo que é um assunto que muitos padres não dá uma reposta com firmeza será pq?

Adelaide Santana disse...

Meu amigo desejo que essa decisão do Tribunal não seja motivo de perturbação para seu coração e especialmente para sua fé. Também sou leiga no assunto, mas pelo que já estudei a respeito creio que, no seu caso, mesmo você sendo um homem honesto e cumpridor dos seus deveres cristãos, a versão dada pela sua ex-esposa (já que confissões são segredos que devem ser guardados) o Tribunal entendeu que pela conduta dela, pensamentos dela, talvez a desonestidade dela para contigo foram cruciais para a inexistência desse que apenas para você significou um real Sacramento.
Adelaide Santana - Belo Horizonte