quinta-feira, 7 de julho de 2011

Notar a beleza da vida


Também disponível em MP3.
Programa de 06/Julho/2011. Neste vídeo Padre Fábio de Melo lê um texto que nos mostra como nós nos concentramos nas coisas ruins que acontecem, e deixamos de ver a beleza da vida. Padre Fábio nos faz refletir sobre os sofrimentos e perdas que temos, e como damos importância demais para eles, enquanto deveríamos aprender a superá-los e seguir em frente, admirando a beleza da vida.

Este é o texto lido por Padre Fábio:

Certo dia, um professor chegou na sala de aula e disse aos alunos para se prepararem para uma prova-relâmpago. Todos acertaram suas filas, aguardando assustados o teste que viria. O professor foi entregando, então, a folha da prova com a parte do texto virada para baixo, como era de costume. Depois que todos receberam, pediu que desvirassem a folha. Para surpresa de todos, não havia uma só pergunta ou texto, apenas um ponto negro, no meio da folha. O professor, analisando a expressão de surpresa que todos faziam, disse o seguinte: - Agora, vocês vão escrever um texto sobre o que estão vendo. Todos os alunos, confusos, começaram, então, a difícil e inexplicável tarefa. Terminado o tempo, o mestre recolheu as folhas, colocou-se na frente da turma e começou a ler as redações em voz alta. Todas, sem exceção, definiram o ponto negro, tentando dar explicações por sua presença no centro da folha. Terminada a leitura, a sala em silêncio, o professor então começou a explicar: - Esse teste não será para nota, apenas serve de lição para todos nós. Ninguém na sala falou sobre a folha em branco. Todos centralizaram suas atenções no ponto negro. Assim acontece em nossas vida. Temos uma folha em branco inteira para observar e aproveitar, mas sempre nos centralizamos nos pontos negros. A vida é um presente da natureza dado a cada um de nós, com extremo carinho e cuidado. Temos motivos para comemorar sempre. A natureza que se renova, os amigos que se fazem presentes, o emprego que nos dá o sustento, os milagres que diariamente presenciamos. No entanto, insistimos em olhar apenas para o ponto negro. O problema de saúde que nos preocupa, a falta de dinheiro, o relacionamento difícil com um familiar, a decepção com um amigo. Os pontos negros são mínimos em comparação com tudo aquilo que temos diariamente, mas são eles que povoam nossa mente. Pense nisso. Tire os olhos dos pontos negros de sua vida. Aproveite cada bênção, cada momento que a natureza lhe dá. Creia que o choro pode durar até o anoitecer, mas a alegria logo vem no amanhecer.

10 comentários:

guiomar disse...

engraçado que às vezes eu me pego passando por isso, os meus filhos costumam dizer que eu estou viajando na maioés, e eles me chamam mas não escuto, naquele momento eu volto ao passado, antes e depois de me casar, mas é assim mesmo a gente desliga de tudo,deixa de sentir o que está acntecendo naquele momento, deixa de sentir os prazeres da vida, Mais depois eu fico refletindo em quanto a vida é bela. Temos os nossos momentos de altos e baixos mais sem esquecer de viver a vida que DEUS nos proporcionou.

guiomar disse...

realmente é isso que acntece em nossas vidas. Eu mesma era assim, só pensava e focava nas coisas ruins que acntecia na minha vida é nãoprestava atenção nas coisas boas as quais estavam acntecendo ao meu redor. Sabe gente hoje em dia eu estou vendo como a vida é bela para quem sabe apreciar. eu vivia trancada em meu mundo que eu mesma construi, eu era escrava de mim. Nunca tive prazer em minha vida, mas agora é diferente estou sendo renovada de 4 mezes para cá.

guiomar disse...

eu vivia focada em um sofrimento´ hà 9 anos, mas parei e pensei que não ia adiantar eu sofrer tanto por uma pessoa que já se foi, mas eu fiquei para continuar levando a minha vida como ele gostaria. Sim pois ele não gostaria de mim ver triste, calada, chorando, trancada em um mundo que eu construi para mim.Hoje já estou me abrindo aos poucos, mais estou bem melhor, já vejo a vida como ela é: linda,maravilhosa, percebi que a minha vida não era aquela e sim essa que eu vivo.

Rosana disse...

Muito bonita reflexão, sábias palavras, me ajudou e me tocou profundamente, era exatamente oque eu estava precisando ouvir.
Foi uma importante orientação para mim.
muito obrigada Pe. Fábio

guiomar1934@hotmail.com disse...

SE APRENDERMOS APRECIAR A BELEZADA VIDA, NOTAREMOS A BELEZA QUE HÁ DENTRO DE NÓSMAS MUITAS VEZES A GENTE DEIXA PASSAR TUDO QUE É PRECIOSO. OLHA GENTE A VIDA É MUITO BELA, SÓ QUE NEM SEMPRE NOTAREMOS O ENCANTO DA VIDA, NEM SEMPREVALORIZAMOS A BELEZA DA VIDA, EU FALO ASSIM PORQUE É DA NOSSA BELEZA QUE EXISTE DENTRO DE NÓS É A NOSSA VIDA.

Sucos Jandáia disse...

Padre, eu também tenho algumas palavras que fazem com que eu não sofra por aquilo que não consegui ou que deu errado. Costumo dizer que "Deus sempre me reserva algo melhor". Muito obrigada por suas palavras que sempre nos levam a momentos de reflexão. Mara Lígia

silvana disse...

Padre Fábio,
Gostaria de receber o texto que o senhor fez a reflexão neste dia, sobre a necessidade de concentrarmos nas coisas boas.
Este texto é para ser trabalhado com uma equipe de professores da escola.
Se possivel mande o texto para o email silvanaftavares@yahoo.com.br.
Os programas direção espiritual são momentos de crescimento na fé. Realmente excelentes. Deus continue o abençoando para que possa estar sempre presente em nossos lares, levando esperança e coragem nos momentos dificeis e fortalecendo nos na fé. Abraços.

Fabiano Pereira disse...

Olá Silvana, eu inclui à pouco na postagem o texto lido por Padre Fábio de melo, sobre a prova-relâmpago.

guiomar disse...

Está com 9 anos que meu esposo faleceu, e só agora eu mim dei conta o quanto eu sofri com sua morte. Agora é que estou desatando esse nó, agora que estou comesando a me desligar dele. A nossa vida durante 27 anos gente foi uma convivencia maravilhosa, de muito amor entre nós dois e meus 3 filhos, nossas vidas eram baseada só em harmonia, eu acho que a minha dificuldade de esquecer pode ter sido por isso. Gente a vida é linda para não notarmos a sua beleza, é uma pena que só agora eu vin descobrir.

guiomar disse...

eu já mi9m senti assim em todas as perdas que tive e não foram poucas. Mais a pior de toda foi ma perdado meu esposo. foi uma perda, que nunca concegui ver as coisas do presente, só via tudo do passado, foi uma época muito dificil em minha vida. Mais depois de tanto sofrimento eu acordei pra vida. Depois de ter sofrido bastante, eu me recuperei.Agora eu já vejo a vida como ela é linda, então eu vejo que perdimuitas coisas lindas da vida. Hoje eu ainda sofro muito, quando vem todas as recordaçoes de nossa vida que passamos juntos, todo aquele amor de 27 anos, mais vou tentando levar a minha vida aos troncos e barrancos, porque não tem coisa pior do que perder o seu primeiro amor e o primeiro e único homem da sua vida. 9 anos se passaram mais ainda doi muito. Eu não sei mas talvez seja por isso que até hoje eu nunca quiz oputra pessoa em minha vida, sinto que nunca será a mesma coisa, ninguem nunca vai dobrir o lugar dele.