quinta-feira, 28 de julho de 2011

Superando o ciúme

Programa de 27/Julho/2011. Neste vídeo Padre Fábio de Melo atende a uma pessoa que está preocupada com o ciúme excessivo que sente por seu marido e seus filhos. Padre Fábio lhe fala que o ciúme é algo que muitas vezes surge naturalmente quando se ama, mas que representa um certo desequilíbrio, pois quando se tem certeza de que se trata de um amor verdadeiro, não há razões que justifiquem o ciúme. É preciso cuidar para que o ciúme não seja excessivo, ao ponto de machucar a pessoa amada, usando o ciúme como forma de tentar aprisionar o outro.


Também disponível em MP3.

6 comentários:

guiomar1934@hotmail.com disse...

todos nós temos ciúmes das pessoas que amamos, só que precisamos ter cuidado para não machucar essas pessoas. Porque nem todoas pessoas aceitam esse tipo de ciúme. Eu sempre fui ciumenta, mas rocurava de alguma forma me contrlar, tentar não deixar que o meu ciúme prejudicasse essas pessoas. É tanto que meu marido e meus filhos nunca desconfiaram que eu sentia ciúme deles. E por isso mesmo nunca houve discórdia em minha casa. O meu marido tambem tiha ciúme de mim, só que eu nem imaginava, mais sabe porque? Ele tambem era como eu, até que um dia eu perguntei pra ele se não sentia ciúme de mim. E ele disse que sentia, mais eu era muito curiosa perguntei porque ele nunca falou nada. Ele me respondeu o seguinte, que eu nunca tinha dado motivos. Então eu me suoerei do ciúme que eu guardava dentro de mim, e com o tempo eu fui procurando a me controlar por causa dele que não me dava motivos e com o passar do tempo eu superei, e se com o que eu sentia a gente tinha uma convivencia ótima depois então ficou maravilhosa. Então gente procure a controlar os seus ciúmes exagerados que só mtrazem desavencia para os seus lares, ele só traz discórdia.

guiomar1934@hotmail.com disse...

todas as pessoas sentem ciúmes e é normal, o que não é normal é o ciúme doentil, aquele que acaba com qualquer casamento, qualquer amizade, sim porque sentimos ciúmes dos amigos, dos pais, dos irmãos, e porque não? É normal sentirmos ciúmes dessas pessoas, só que não precisa ser exagerado, e procura amenizar mais esse ciúme, controlar, e com o passar do tempo se supera e tudo volta ao normal. Pense sobre isso que vai dar certo.

guiomar disse...

é normal que todos nós sentimos ciúmes de quem a gente ama, seja dos filhos, e primpalmente do marido. Eu sentia ciúme do meu marido, só que era um ciúme moderado, porque na verdade o ciúme é um sentimento igual aos outros. Mais precisamos ter muito cuidado para não passar do limite, porque se esistir um certo desequilibrio, ninuem aceita e nem suporta. Quando eu tinha meu marido, eu não sei bem se o que eu sentia era realmente ciúme, porque ele não dava motivos para que eu sentisse ciúme dele, e a gente era sempre uma só pessoa, não tinha desligamento entre nós.

Elise disse...

Pe. Fabio, boa noite é com muita honra que eu comento pela primeira vez no blog, apesar de te assistir sempre. Eu tenho uma certa experiencia não muito agradavel a respeito de cíumes, algo que parece bobo, mas basta uma brechinha pra acabar com a vida de uma familia, eu falo assim por que fui vitima do címues do meu marido, por pouco eu não morri, os hematomas ficaram pelo rosto todo, pena que não da para mandar as fotos por aqui, nisso quem sofreu mais foi nosso filho que hoje tem 4 anos, mas na época tinha 2 anos e tudo o que o pai dele fez comigo infelizmente ele presenciou. A marca maior não foi o que foi deixada não só no meu rosto e no meu corpo, mas na alma. Meu filho conta mesmo sem ser perguntado o episódio, isso me mostra que nele ficou um trauma incauculavel.... Deus sabe a luta que tenho hoje para superar tudo isso, e tirar da mente do meu filho as feridas mais profundas mesmo que não der para curar, mas pelo menos que eu possa amenizar as feridas com meu carinho eterno de ser MÃE!!! GRANDE ABRAÇO

guiomar disse...

olhe gente tem ciúimes de todas as maneiras, temo possessivo, duentil,um pouco exagerado, e tem aquele que nenhun dos dois percebem esse é o que chamamos de ciúime bobo sem graça. amams eu sempre p´refiro esse bobo, sabe porque? Ele não mim maxuca e nem maxuca o parceiro e nem quem está ao nosso redor.

guiomar1934@hotmail.com disse...

Todos nós temos ciúme. Uns têm pouco, outros já têm aquele ciúme que ninguem suporta, principalmente quando é na vida conjugal. Ás vezes é o homem às vezes é a mulher, com aquele ciúme duentil que deixa o companheiro sufocado.Mas tem como superar o ciúme, só que para que aconteça essa superação, os dois precisam entrar em um acordo, que é o diálogo, e quando se tem o diálogo tudo acaba em paz e sempre volta ao normal.