sábado, 18 de dezembro de 2010

Ter atitude na vida

Também disponível em MP3.

Programa de 15/Dezembro/2010. Neste vídeo Padre Fábio de Melo atende a uma pessoa que pensa que tudo na vida dela dá errado. Padre Fábio alerta que muitas vezes nos falta atitude na vida para conseguirmos o que precisamos, e talvez este seja o problema desta pessoa.

2 comentários:

Unknown disse...

Primeiramente eu gostaria de ressaltar que os ensinamentos do Padre Fábio sempre ajudaram muito em minha vida, mas hoje, infelizmente, eu vou ter que discordar de parte do que ele expressou neste video. Se ele tiver acesso a este comentário, gostaria que ele pesquisasse um pouco mais sobre o acesso da população brasileira ao ensino superior. Nosso país não está lotado de faculdades e quem tem acesso a este nível ainda é uma minoria privilegiada. As universidades públicas estão sofrendo atualmente com o sucateamento de seu ensino, com excesso de políticas públicas que favorecem faculdade particulares em detrimento a sobrevivênvia das universidades públicas. O que deveria ser o contrário, afinal, toda a população brasileira deveria ter acesso a um ensino superior gratuito e de qualidade. Não é a toa que nossa taxa tributária é uma das mais altas do mundo. As discrepâncias sociais continuam e acho infeliz o comentário do Padre ao desanimar as pessoas de lutarem por seu sonho de possuir um diploma de nivel superior na area em que tem vocação para exerce-lo, já que ele exerce grande influência sob uma parcela da comunidade cristã. E se hoje está "faltando" profissionais com cursos técnicos, a culpa não é daqueles que procuram um diploma de nível superior, provavelmente o Estado não está organizando direito suas políticas públicas... É só dar uma olhadinha na nova pesquisa do IBGE!!!

THOBIAS SILVA disse...

Sou Fã do seu trabalho padre Fabio, mas terei de discordar em alguns pontos. Não sou especialista no tema, sou Economista, professor e trabalho em um grande Banco brasileiro.

Não farei comentários muito longos sobre o assunto, apenas apresentarei alguns dados:

• Segundo a OECD Factbook de 2006 menos de 10% da população brasileira entre 25 e 64 anos tinha nível superior, aproximadamente 17 milhões de pessoas. No Canadá e nos EUA esse número supera os 35%.

Como um grande país de rendimento médio, o Brasil ainda possui várias regiões subdesenvolvidas. Seu sistema de educação está em conformidade e muitas deficiências atormentada pelas disparidades regionais e raciais.
Segundo dados de 2007:
• Taxas de alfabetização de 90% para pessoas com 15 anos ou mais de idade
• 6,9 anos de educação formal, em média. (Nos EUA são 12 anos, 11 na Coréia do Sul e na Argentina 8 anos de educação)
A nação investe 4,3% do PIB em Educação - o governo federal pretende aumentar progressivamente esse número para 7%
O sistema de ensino público brasileiro foi o pior colocado em um estudo promovido pelo Banco Mundial a respeito das condições dos principais países emergentes para se inserirem na chamada "sociedade do conhecimento", estágio mais avançado do capitalismo.[carece de fontes?]
Em 26 de outubro de 2006, a Unesco publicou o relatório anual "Educação para Todos" colocou o país na 72º posição, em um ranking de 125 países. Com a velocidade de desenvolvimento atual, o país só atingiria o estágio presente de qualidade dos países mais avançados em 2036.
O grau de educacional da população brasileira é ínfimo perto dos outros países latino-americanos, bem como de outras economias emergentes. Enquanto que a escolaridade média do brasileiro é de 6,9 anos, a dos Argentinos é de 8,8 anos. O ensino médio completo no país atinge apenas 22% da população, contra 55% na Argentina e 82% na Coréia do Sul.[14]
De acordo com o Programa de Avaliação Internacional de Estudantes (PISA), o Brasil está sempre em último lugar em leitura, matemática e ciências.
Estudos da Fundação Getúlio Vargas afirmam que 35% das desigualdades sociais brasileiras podem ser explicadas pela desigualdade no ensino. Há hoje no Brasil mais de 97% crianças de sete a 17 anos matriculadas no ensino fundamental.[15]
Um estudo da OCDE de 2007 que mede o aprendizado em ciências comparou a qualidade da educação em 57 países e mostrou que o desempenho médio dos estudantes brasileiros de 15 anos é suficiente apenas para deixar o país na 52ª posição[16]. O mesmo estudo mostrou o país na 53ª posição em matemática (entre 57 países) e na 48ª em leitura (entre 56)[17].
Em 2010, o Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa) realizado em 2009 em 65 países mostrou o Brasil na 53º posição. A avaliação feita com alunos de 15 anos com questões de literatura, matemática e ciências mostrou que quase metade dos estudantes brasiloeiros não atinge nível básico de leitura.
Espero ter ajudado com as informações e que Deus ilumine a todos!
Referencias:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Educa%C3%A7%C3%A3o_no_Brasil#Ensino_superior