quinta-feira, 31 de julho de 2008

Personalidades cristalizadas


Também disponível em MP3.


Neste vídeo Pe. Fábio atende à uma mulher cujo marido tem um gênio muito difícil, possessivo, que não pede desculpas e se faz de vítima. Eles têm 36 anos cada um, e estão casados há 10 anos. Pe. Fábio fala que, pelo que ele percebe, a personalidade do marido está "cristalizada", ou seja, já virou pedra, está muito pouco propenso à mudança.

Como se diz, "é de pequenino que se torce o pepino", assim também ocorre conosco. Quando somos crianças, nossos defeitos precisam ser tratados, para não ficarem piores na adolescência, juventude, vida adulta, etc. Um criança que grita com os pais, tem uma leve tendência a tornar-se uma pessoa autoritária, é neste momento que precisa-se agir, e mudar a criança enquanto é tempo.

Foi este processo que aconteceu com o marido desta mulher, provavelmente quando ele era criança demonstrou características possessivas, mas não foi tratado, e agora este defeito "cristalizou". Pe. Fábio orienta esta mulher a abrir o jogo com seu marido e explicar toda a sua mágoa, e, se ele realmente a ama, deverá se esforçar para mudar. Do contrário, se ele não havia se revelado desta forma antes do casamento, pode inclusive ocorrer a nulidade do casamento, pois ela pode ter se unido a alguém que não conhecia de verdade.

Nenhum comentário: