segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Confissão comunitária


Também disponível em MP3.


Programa de 01/Janeiro/2009. Neste vídeo Pe. Fábio responde uma pessoa que pergunta se a confissão comunitária vale pela confissão individual. Padre Fábio ressalta que a confissão deve ser muito mais do que um cumprimento de obrigação, precisamos sentir o benefício dela em nossas vidas, ela tem inclusive um caráter terapêutico, pois é como se retirássemos um peso das costas, um desabafo. A principal beleza deste Sacramento é que ao sermos purificados daquele erro, também recebemos um aconselhamento pessoal, que nos ajuda a seguir em frente. Na confissão comunitária não há como ter este aconselhamento, deve ser usada apenas em épocas em que se muita gente para confessar como no Natal ou na Páscoa, mas tem o mesmo valor Sacramental de quando ela é feita individualmente.

Um comentário:

Editor disse...

Na verdade não é bem assim. A confissão comunitária só pode acontecer em caso de necessidade grave, como em situações de guerra ou perigo iminente de morte.

O Padre Fábio foi correto ao recomendar a Confissão Individual. Mas errou ao afirmar que a confissão comunitária é bem vinda no Natal e na Páscoa, pois a Igreja ensina justamente o contrário: que isso não é motivo nem justifica a absolvição comunitária, e põe em risco a vida espiritual dos fiéis e a santidade da Igreja.

João Paulo II escreveu um importante documento sobre isso, chamado Misericordia Dei, onde Papa alerta para os perigos da confissão comunitária, quando celebrada de forma ordinária no lugar da confissão individual.

Para maiores informações, acesse: http://colinavaticana.blogspot.com/2011/04/confissao-comunitaria-nao-pode.html

Vale lembrar que confissão comunitária não substitui a confissão individual. Quem faz a confissão comunitária, é obrigado a confessar-se individualmente depois.

Paz e Bem