quinta-feira, 26 de maio de 2011

Paciência com os idosos

Programa de 25/Maio/2011. Neste vídeo Padre Fábio de Melo fala sobre a necessidade de ter paciência com os idosos. Amar é estar no tempo do outro, então se o idoso vai mais devagar, ao amá-lo eu preciso deixar de lado a minha pressa.


Também disponível em MP3.

10 comentários:

sueli disse...

Padre, é assim mesmo. Hoje sofro menos porque aprendi a viver no tempo de minha mãe. É como uma criança que a gente pega no colo, abraça, faz carinho e recebe de volta o mesmo carinho, o que é próprio da criança. Recebo hoje carinho de minha mãe, que quando criança não recebia porque ela estava sempre muito atarefada, muitos filhos para cuidar... E posso cuidar dela com a mesma dedicação que ela me cuidou. Compreendi que isso é viver. Deus te abençoe Padre.

guiomar disse...

as nossas mães sofreram para nos criar com paciencia, dificuldade, porque na minha época era muito difícil dizia ela, porque eu já estou com 60 anos não me lembro do que ela passou.Depois que ela estava com a idade avançada, foi para a cama e eu cuideidela até a hora da morte e com muito carinho e amor.

guiomar disse...

escutando o video de direção espiritual, oPADRE FABIO respondendo uma carta de uma filha pedindo ajuda em relação à mãe dela, sobe seus esquecimentos lembrando de pessoa as quais já morreram, e coisas passadas. Eu mim lembrei da minha mãe, de quando ela já estava de cama, a minha ~irmã tinha falescido e eu fiquei cuidando dela sosinha. Eu me lembro que a memória dela já não estava como era e ela só chamava pela minha irmã, e eu sofria com aquilo, porque elas moravam juntas, e eu sabia que a minha mãe mesmo não estando com sua memória normal ela sentia falta da minha irmã, e eu sofria com aquilo porque era ela que cuidava da minha mãe. Sabe gente é muito triste ver a mãe em uma cama sofrendo por duas coisas: pela doença e pela falta da minha irmã, sempre chamando por ela diariamente, então eu sofria com ela.

guiomar disse...

a minha mãe mesmo antes de ficar de cama já era tratada como criança. Às vezes ela queria tomar os brinquedos dos netos dela, já era criança mesmo, e quando foi pra cima da cama piorou a situação, porque o trabalho com ela dobrou, o banho era na cama tinha que usar fralda, eu tinha que adivinhar se ela queria comer, beber água, em fim para cuidar dela eu tinha que adivinhar tudo, aí é que ela virou a minha filha, e era preciso muita paciencia, mais graças a DEUS eu sempre tive muita calma para cuidar dela.

guiomar disse...

eu sempre questiono sobre cuidar dos idosos. É preciso ter muita paciencia, carinho, cuidado, procurar sempre saber como tratá-los. Depois de uma certa idade os idosos requer muito cuidado em relação a tudo. Por favor gente, quem não tiver condiçoes de cuidar de sua mãe ou seu pai, não coloca pessoas sem paciencia para cuidá-los, e ao colocar uma pessoa dentro de sua casa fique bem atento pra ver como estão sendo tratados.

guiomar1934@hotmail.com disse...

olhe gente esse programa é repetido. Mais é um assunto muito polémico pelo menos pra mim. Pois é o tipo de coisa que eu não suporto, não aceito, e eu acho que muita gente tambem concorda comigo. As pessoas quando passa de uma certa idade a tendencia é voltar o seu tempo de criança, como eu vejo muitos por ai. A minha mãe era uma pessoa muito forte, segura de si, e firme em tudo. Com o passar do tempo depois de seus 70 anos percebemos que ela já não estava muito firme nas coisas em que ela falava, e foi piorando a siyuação. Muitas coisas que ela falava já não era firme como antes. Então ficamos em alerta com ela porque já estava voltando o seu tempo de criança, e a partir dai fomos trando-a como uma criança, pois ela virou uma criança mesmo.É por isso que eu digo gene vamos cuidar de nossoa idosos como se fosem nossas crianças, não maltrate os idosos por favor.

guiomar1934@hotmail.com disse...

Olhe gente eu adoro falar sobre os idosos, porque é a mesma coisa de falar de crianças. Eu digo isso porque quando cuidei da minha mãe era como se eu tivesse cuidando de uma criança. Aquela criança que ainda não sabe falar direito e a gente precisa adivinhar o que elas querem, a mesma coisa é um idoso e foi assim que a minha mãe ficou,para mim era uma criança grande precisando de todo carinho,e foi desse jeito que cuidei dela. A minha mãe foi muito babaricada por todos, e por quem chegasse em casa tambem. É assim que um idoso deve ser tratado, como uma criança grande. E o nosso futuro não vai ser diferente do futuro de nossa mãe e de nosso pai.

Sueli Sacardo disse...

eu sei ,meus pais virarão crianças mesmo,mas o que fazer quando pensam e disem coisas que nos magoa,faço de tudo ,parei de trabalhar ,cuido deles,cuido de meus 2 filhos,cuido de meu marido,da casa de tudo,penso em desistir de cuidar de meus pais,mas sou a unica que pode cuidar ,os outros não querem ter responsabilidade,sei que eles depedem de mim ,mas eles não querem admitir que precisam de mim ,isso me deixa triste,e tenho vontade de parar .

guiomar disse...

Sueli boa noite me chamo guiomar, e acabei de ler o seu comentário sobre seus pais.Sabe querida, a gente sente muito cançada mesmo ainda mais vc que tem de cuidar deles, seus filhos, seu marido e da casa. Porque vc não chama suas irmãs tentam entrar em um acordo.Mesmo que elas não podem ajudar no trabalho, peçe para elas pagaremalguem para lhe ajudar pelo menos nos cerviços da casa. E quanto a eles minha querida, vc vai ter que ser muito pacientes com eles, e vai deixando de lado as coisas que eles falam, todos já sabem que já estão vivendo o seus tempos de crianças novamente, e não pensa que vai passar porque não vai a cada dia que passa vai ficando mais dificil.

guiomar disse...

Nós precisamos e devemos termuita paciencia com os idosos. É como ter paciencia co uma criança, dando carinhopor que é dessas coisas que os idosos precisam, e merecem. Antes de ser idosos já forampais e mães nossos, e teve muita paciencia com todos nós. Por tanto gente vamos cuidar melhor dos nossos idosos.