sábado, 24 de outubro de 2009

Significado da castidade


Também disponível em MP3.


Programa de 15/Outubro/2009. Neste vídeo uma pessoa pergunta sobre o significado da castidade, e Padre Fábio de Melo responde que castidade significa viver corretamente os nossos afetos, e se manifesta de várias formas. Uma delas é através da sexualidade, que varia de acordo com a vocação de cada um, para os que tem vocação para vida religiosa, significa se abster de relações sexuais, pois seu chamado não é o casamento. Para os que tem vocação ao casamento mas ainda são namorados ou noivos, a castidade na sexualidade significa não ter relações sexuais antes do casamento, pois ainda não confirmaram sua entrega total, de ser uma só carne, comprovada no Sacramento do Matrimônio. E para aqueles que já são casados, viver a castidade na sexualidade significa se emprenhar par que suas relações sexuais sejam dignas, com o objetivo de torná-los uma só carne, no amor total, e também servir de instrumentos de Deus par gerar a vida. Pe. Fábio ressalta que o principal problema hoje em dia é que muitas pessoas reduzem a castidade à genitalidade, achando com isso que castidade é só para padres, o que está errado. Os casados também são chamados à castidade, vivendo sua vida sexual de forma sadia. Toda vez que se trata uma pessoa como se fosse um objeto pessoal de prazer, se está indo contra a castidade.

4 comentários:

Unknown disse...

Achei lindo este video.
O padre nos ensina de forma simples como vivermos a a castidade
em nosso dia a dia.

Fran disse...

Tenho 16 anos e preciso tirar algumas dúvidas sobre castidade, mas não sei como ou com quem falar sobre isso. O que e como posso fazer?

Fabiano Pereira disse...

Olá Fran, sobre o tema da castidade, sugiro que você veja os textos sobre este tema do Professor Felipe Aquino, neste link: http://ow.ly/10Mo8
O Professor Felipe é um grande estudioso católico e está sempre na Canção Nova. No site dele você pode entrar em contato com ele para tirar mais dúvidas.
Fica com Deus.

marcelo disse...

PADRE.
QUE MENSAGEM MARAVILHOSA, PROFUNDA E SIMPLES.
MAS PADRE SE VC. PUDER ME RESPONDER;
QUAL O PECADO ORIGINAL, QUE MUDOU O CURSO DA HUMANIDADE, COMETIDO POR ADÃO E EVA.

GRATO

MARCELO

MARCELO