quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Imagens e símbolos religiosos


Também disponível em MP3.

Programa de 1/Dezembro/2010. Neste vídeo Padre Fábio de Melo fala sobre o valor das imagens e dos símbolos religiosos, e ao mesmo tempo o cuidado que precisamos ter para não partir para a idolatria. Muitas pessoas acabam se tornando idólatras até mesmo sem se dar conta, pois não foram instruídas corretamente à respeito do valor dos símbolos religiosos.

4 comentários:

CARLA ARIANY disse...

Padre Fábio, sinto muito mas não consigo deixar de ADORAAAAAAAAR as suas músicas,rsrsr.Só através delas sinto uma infinita paz de espírito e uma comunhão com Deus imensa. Obrigado por ser esse canal de espiritualidade tão forte em nossas vidas.Nunca desista dessa missão de evangelizar vidas pois tens o dom de tocar mentes e corações profundamente.Agradeço a D.Ana pelo simples fato de vc existir.

sulicacrist disse...

Padre Fábio gostei muito da sua explicação sobre adoração, e espero que todos os católicos tbém tenham entendido isto, porque acretido que o senhor realmente pensa desta forma, mais infelizmente a tua explicação não condiz com a realidade, sejamos bem honesto, toda aquela manifestação publica, no dia da padroeira, significa o que? se não for uma adoração a nossa senhora, todo mundo que lá estavam cantando numa só voz louvores a ela, pessoas de joelhos com a imagem na mão subindo as escadarias, e tudo isso com o apoio dos lideres religiosos, as prosições, com todo respeito que tenho pelos católicos, mas não foi isso que aconteceu lá em Aparecida?
Eu tenho muita admiração e respeito pelo seu trabalho padre, e longe de mim querer critica-lo, sou apenas uma serva de Deus, e não tenho nem a metade do seus estudos e entendimento biblico, mas tem algo que sei, é que a palavra de Deus nunca se contradiz, e em 1 ´Timóteo 2 verso 5 diz: Porque há um só Deus, e um só MEDIADOR entre Deus e os homens, CRISTO JESUS, homem.
Que Deus continue lhe abençoando, para que a suas mensagens possam esclarecer a verdade aos católicos, um grande abraço: Sueli

Ana Paula Souza disse...

Padre Fábio, sua benção!

Eu P.R.E.C.I.S.O da sua ajuda!
Eu moro no Canadá e assisto todos os seus programas pelo blog Direção Espiritual. Gosto tanto que conto os dias para que eles sejam postados.
No programa do dia 1 de dezembro vc fala sobre "imagens e símbolos religiosos". Eu nao vou nem passar pelo assunto de "adoração de imagens por católicos" porque isso ja é tao batido e explicado que nao entendo porque ainda insistem em dizer que catolicos "adoram" imagem!
Vou além! Porque é algo que me incomoda e nunca consegui encontrar resposta para isso.
Em apocalipse 22:15 diz: "Ficarão de fora os cães e os feiticeiros, e os que se prostituem, e os homicidas, e os idólatras, e qualquer que ama e comete a mentira."
Vc disse (e eu concordo) que idolatria é quando substituimos Deus por um símbolo ou qualquer outra coisa que seja. Então quando colocamos entre nós e Deus: imagens, carros, roupas, idolos musicais, etc... estamos praticando a idolatria !
Disse Jesus em Joao 14:6 "Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. "
Se, ninguém vai ao Pai, senao atraves de Jesus (afirmado e garantido por Ele), porque entao os católicos pedem emprego à Sao Jose, casamento à Santo Antonio, quitação de dividas à Santa Edwirges e uma porção de milagres à Maria?
Nao estariam entao colocando estes santos (os quais respeito profundamente e reconheço a santidade) entre Deus e eles?
Nao estariam desta forma praticando a idolatria?
Entende minha duvida??? Nao falo absolutamente nada de "imagens". Minha duvida é sobre a "pratica" de pedir aos Santos o que podemos pedir diretamente à Deus ou pela intercessão de Jesus. É colocar então estes santos entre nos e Deus!
Pra finalizar, se voce tiver tempo, me explique quem sao esses "caes" que sao citados neste versiculo de apocalipse!
Obrigada pela sua atençao!
Gosto sempre dos seus posicionamentos em Deus e da sua sabedoria em abordar e discorrer sobre as nossas inquietudes!
Ana Paula Gusmao

Karina disse...

Olá padre Fábio, sua bênção! Muitos protestantes citaram o Salmo 115 e Êxodo 20, 3 e 4 para justificar o comportamento deles contra os católicos. Bom, sou católica, não pratico adoração de imagem alguma e procuro entender a bíblia em seu contexto, não só interpretar os versículos sozinhos. Essas duas passagens me mostram que não devo ter outro deus além do nosso amado pai Deus Todo poderoso. Ao que me consta a maioria dos povos naquela época eram politeístas, somente o povo de Israel tinham somente um Deus (o nosso Deus) e quando Moiséis tirou o povo de Deus do egito, eles acreditavam em outros Deuses e tudo que era imagens tinham poder para eles(bezerro de ouro, serpente). EDeus abominava essa prática. Me corrija se eu estiver errada Padre Fábio!! Os santos foram pessoas que viveram no verdadeiro exemplo de Nosso Senhor Jesus Cristo, praticando o amor, a caridade e muito mais e não é pecado nenhum torná-los dignos de respeito e por que não representá-los através de uma imagem? E fazer imagens não é proibido pois Deus mandou fazer a imagem de 2 querubins de ouro na arca da aliança. É proibido fazer e ter imagens de outros Deuses ou fazer de qualquer imagem, pessoas, animal um objeto de adoração. E Maria é a mãe de Jesus, a mulher que Deus escolheu para ser a mãe de seu Filho Amado!! Ela 'e muito digna de respeito(que muitos nao tem um pingo) e de oracoes a ela destinadas. Obrigada e que Deus continue te abencoando com o dom da palavra!!!