Vídeos pelo WhatsApp

Quer receber os vídeos pelo WhatsApp?
Veja os detalhes neste link.

segunda-feira, 27 de abril de 2009

Superando as perdas


Também disponível em MP3.


Programa de 16/Abril/2009. Neste vídeo Padre Fábio de Melo atende a uma pessoa que não consegue superar a dor de ter perdido sua mãe. Padre Fábio diz que o sentimento da perda precisa ser administrado, senão ele é que passa a nos administrar. Quando prestamos atenção demais àquilo que perdemos, nós não deixamos a vida seguir. Quando deixamos a vida seguir, deixamos o tempo agir, e nos esforçamos para fazer do nosso processo de perda uma recuperação, aí podemos nos curar, fazer com que nosso coração se renove.

12 comentários:

Drica disse...

VIVER O PROCESSO DA PERDA É UM DOS DESAFÍOS MAIS DIFÍCIEIS DA VIDA.JÁ PASSEIPOR ISSSO E SEI BEM QUE NO PRIMEIRO MOMENTO PARECE QUE NADA SERÁ CAPAZ DE ALIVIAR NOSSA DOR.QUANDO PERDI MINHA MÃE, ME SEGUREI EM MINHAS FILHAS E NO MEU PAI QUE FRÁGIL SE APOIAVA EM MIM.MAS LÁ DENTRO SÓ DEUS SABIA O TAMANHO DO VAZIO.FOI COM PADRE FÁBIO QUE APRENDI A FAZER O PROCESSO DE RESSURREIÇÃO ACONTECER DENTRO DE MIM RESGATANDO TUDO DE BOM QUE MINHA MÃE HAVIA DEIXADO, AO INVÉS DE SEPULTAR ATÉ MESMO AS BOAS LEBRANÇAS,O AMOR NÃO PRECISA MORRER,ELE PÓDE CNTINUAR VIVO EM NÓS E A NOS FORTALECER A VIVER BEM COM O QUE O OUTRO NOS DEIXOU DE HERANÇA.NO CASO DE NOSSAS MÃES, SÃO MARCAS PROFUNDAS DE AFETO,LIÇÕES ENSINAMENTOS,GESTOS QUE SEM QUERER NÓS RECONHECEMOS REPETIR, E ESTA CONTINUIDADE QUE NÃO SE EXPLICA MAS ESTÁ EM NÓS.É ASSIM MANTENHO MINHA MÃE VIVA DENTRO DE MIM.A SAUDADE EXISTE E SEMPRE EXISTIRÁ,MAS NÃO PODEMOS SEPULTAR OS QUE AMAMOS A VIDA INTERIRA.

Palavras Vivas disse...

ESTE ASSUNTO DA PERDA ,É DIFÍCI DE SE CONSCIENTIZAR. NÓS NUNCA ESTAMOS PREPARADOS.

Drica disse...

NO RÁPIDO MOVIMENTO DA VODA NOS ESQUECEMOS DE REPARAR QUE ESTAMOS EM CONSTANTE PROCESSO DE PERDAS.NOS PERDEMOS DE NÓS MESMOS, QUANDO NÃO REALIZAMOS SOMHOS,NÃO VIVEMOS COM QUALIDADE,NÃO AMAMOS DIREITO...ISTO TUDO NOS LEVA A PERDAS.MAS SÓ PERCEBEMOS QUANDO ESTAS NOS MACHUCAM PROFUNDAMENTE E COMEÇAMOS A NOS QUESTIONAR,PORQUE ISTO ACONTECEU COMIGO,PORQUE AGORA E POR AÍ VAI.EU ME PERGUNTEI A DEUS "PORQUE LEVOU MINHA MÃE?"PORQUE JUSTO EU QUE TINHA TANTO MEDO DA MRETE, A VI MORRER EM MEUS BRAÇOS?".FOI DOÍDO MAS NÃO ME LEVOU A RESPOSTA ALGUMA.COMO DIZ O PADRE FÁBIO TEMOS QUE CHORAR SIM E SOFRE ALI NO VELÓRIO NO ENTERRO SE DESPEDIR DAQUELE CONTATO ERGUER A CABEÇA E SEGUIR EM FRENTE.FÁCIL NÃO É, MAS NÃO PODEMOS NOS SEPULTAR EM VIDA;É INJUSTO COM FOI E COM QUEM FICA, E PRINCIPALMENTE CONOSCO.A VIDA ESTÁ AÍ,DEUS NOS CONCEDEU ESTE PRESENTE,MESMO QUE AS VEZES SEJA DIFÍCIL,É MUITO BOM OLHAR PRA TRAZ E PENSAR,EU ESTOU CONSEGUINDO!ISTO É VITÓRIA DE DEUS EM NÓS.O QUE TESTEMUNHO AQUI E VERDADE POIS VIVO E BUSCO ESTA VITÓRIA TODOS OS DIAS.A DIAS DE SOL, DE CHUVA,MAS NO FINAL FAÇO O ARCOÍRIS ACONTECER,ESTE NÃO É O SINAL DE NOSSA ALIANÇA COM O PAI, ENTÃO SAIBAMOS QUE IREMOS SOFRER SIM,MAS VIVER É MARAVILHOSO E POSSÍVEL.
BÊNÇÃOS À TODOS QUE TAMBÉM SOFREM NO DIA DE HOJE.

maria disse...

há tres meses perdi tbm mnha querida mae,,,é uma dor que nao posso definir,assistindo ao programa direçao espeiritual e ouvindo as belas paalvras do pe fabio de melo, me fez reagir,e a dor estou superando ,peço que o senhor deus e ajude a conseguir e que o senhor pe fabio de melo reze em intencessao a nos filhos e esposo,que possamos nos reerguer em sues ensinamentos.obrigada senhor por tudo em nossas vidas!
daniele ceara

Veridiana da conceição disse...

As palavra do Padre Fábio,me confortaram muito.
Hoje, está completando 3 meses que perdi meu bebê,eu nem o conheci, estava com 38 semanas de gestação e tive um descolamento de placenta e quendo cheguei ao hospital seu coraçãozinho já não batia mais.Para mim ainda está muito tudo muito doloroso,tem dias que penso muito,choro,mas minha fé em Deus tem feito com que eu supere este momento tão doloroso,apesar de ter sentido ele somente em meu ventre meu amor por ele e espectativa de sua chegada era muito grande.Eu ainda continuo amando ele muito e irei amar para sempre.
Penso que meu filho de 9 anos e meu marido precisam de mim e por isso tenho que me recuperar e superar essa perda.Alem da minha fé em Deus,as palavras do padre Fábio esuas músicas me consolam bastante e me fazem entender e aceitar essa perda.

Drica disse...

VERIDIANA,A APZ DE CRISTO PRA VC!
EU TAMBÉM PASSEI PR UM ABORTO AOS TRES MESES, E SEI EXATAMENTE O QUE SENTE, E SINTO EM TE DIZER QUE QUE É UMA DOR QUE NÃO PASSA, MAS TOMA UM CAMINHO DIFERENTE DENTRO DE NÓS.EU PROCUREI PENSAR QUE MESMO EM PORCO TEMPO QUE TIVE AQUELE BEBÊ DENTRO DE MIM,ELE FOI MUITO AMADO POR NÓS, E VC SABE QUE OS BEBES SENTEM O QUE NÓS SENTIMOS.FOI UMA FATALIDADE, INFELIZMENTE ACONTECE POR INÚMERAS RAZÕES FÍSICAS,MAS PENSE QUE VC ENQUANTO MÃE O AMOU E O AMA, PORQUE ACREDITO QUE AMOR NÃO MORRE, POR ISSSO NOS MOVE A VIDA, A CUIDAR DE NOSSAS,VC TEM A SUA FAMÍLIA, SE UNA CADA VEZ MAIS A ELA E NO AMOR DE DEUS POR VCS,O TEMPO PASSA, A DOR SE MODIFICA.TENHA FÉ E FORÇA!
UM ABRAÇO
ADRIANA

Veridiana da conceição disse...

Adriana,obrigada pela palavra amiga!
Nestes momento de dor nada melhor do ouvir palavras de conforto e fé.
Com a graça de DEus sei que vou superar.Já estou bem melhor a cada dia que passa.
Um abraço e que a paz de cristo esteja contigo e com tua família.


Veridiana

Mônica Santos disse...

Perdi minha mãe no dia 03/09/2011 de aneurisma, faz 1 mês que desencarnou.Dia 26/08/11 ela estava tão alegre, saímos o dia todo e quando foi dia 27/08 liguei pra ela e ela me disse q só iria almoçar depois viria aqui pra minha casa, foi então, que meu pai me ligou dizendo que minha mãe estava na UTI entre a vida e a morte. Gostaria de uma resposta dela, saber se realmente chegou a hora dela. Ela tinha 55 anos, tantos planos e ainda tínhamos combinado de fazer curso de flores. Todos os dias choro, tomo tranqüilizante e demoro de dormir, já perdi mais de 8 quilos, me afastei das pessoas, tenho raiva do mundo. Estou muito desesperada pq foi uma morte brutal, pois estava sem sentir nada. Ajudem-me a ter respostas, por favor. O nome da minha alma gêmea é Meyre Aparecida de Medeiros Santos, nascida em 23/03/1956. Porque Deus fez isso? Era uma pessoa tão religiosa, com tanta fé em Deus e acontece isso?Me entreguei a depressão, todos os dias choro.Tenho ctz q meu pai tb, meu irmão que tenta ocupar a mente dele pra ñ pensar. Não estou aguentando mais a falta dela.

Kel disse...

Hoje faz 26 dias que minha Mãe foi morar com Deus!
Todo dispertar é triste , toda noite é ruim , é uma dor que só quem já passou por isso sabe descrever. Uma saudade que não tem tamaho e que parece aumentar a cada dia. É estranho pq tem dias q parece q melhora, outros recaio. Ela me ensinou tudo q eu sei , e tudo q eu sou , eu queria q ela estivesse aqui , a gente ainda ia fazer tanta coisa juntas , ela me disse assim " Vou fazer a cirurgia pra ficar mais tempo ainda com vcs, pra ver os netos ... " só q a cirurgia não deu certo , eu sei q se tudo isso aconteceu foi pq era pra ser, Deus permitiu pq era hora dela , ela cumpriu brlhantemente a sua missão! É tanta coisa a se dizer , q e nem consigo escrever aqui , apenas digo a vcs o q ela me ensinou ... Segura na mão de Deus e vai ... como a música. Isso alivia a saudade , e eterniza a esperança do reencontro. Mãe , te amo! Kelly Salete - Paraná

amor eterno disse...

perdi a minha mãe ha 3 dias e tou procurando conforto em todos os lugares possiveis mais a dor e tanta que sufoca, ela tinha uma saúde de ferro tinha acabado de fazer ezames e deu tudo ok com dois dias ela foi caminhar de manhã, como todo dia ela fazia 7 horas chega a noticia, pronto o mundo cai na sua cabeça , e os planos que tinhamos juntos e alegria que ela iradiava em minha casa, ta tudo tão cinza, mas o que ela me deixou em caráter dignidade bondade fraternidade alegria de viver vão fazer eu superar porque ela era forte e dizia que tinhamos de ta pronto pra tudo ,eu não tava, mas eu seique essa alma repleta de luz vai voltar a iluminar minha familia e a certeza que ela ta bem e que um voltarei a encontrala e outro plano e certa

Kethlen Rodrigues disse...

Parte da minha vida se foi a 30dias com a morte de meu pai. Já estava a 6anos em uma batalha contra o cancer ao lado dele. As ultimas semana antes da morte dele foram bem complicadas, passamos muitos dias no hospital. Mas, não me importava em durmir no hospital, passar noites em claro, acordar cedo para leva-lo a quimioterapia ou radioterapia, suportar suas crises de nervosismo... queria te-lo de qualquer forma, pois eu o amo com todas as minhas forças. Ele faleceu e a minha fé ficou de luto, não fiquei com raiva de Deus, mas muito triste. Voltei a falar com Deus tem uma semana e sempre me inqueito... o parque ele levou quem eu mais amava? Eu tinha tanta fé, mesmo os médicos dizendo que meu pai estava em faze terminal até o ultimo segundo antes dele falecer acreditei com todas as minhas forças que Deus iria cura-lo. E agora me pergunto o porque de Deus não querer curar o meu pai? O que deu errado? Será que não orei o suficiente? Será que não me ajoelhei o suficiente? Meu Deus porq? Tão novo... só 59anos. Todos os dias tenho que me reconstruir, pedi perdão a Deus por não conseguir conversar com Ele com tanto amor e intimidade como antes, manter sorrisos sem vontade, me mostrar forte pelos aqueles que dependem de mim, e ao final da noite no silencio do meu quarto sentir-me desmorar com tanta saudade e dor! E ai tudo parece mt injusto porq sentir esse sentimento de amor tão forte, puro, verdadeiro e intenso se no fim nada é para sempre? É melhor não te-lo amado tanto assim não estaria morrendo aos poucos como estou agora.

Filomena Pokojewski disse...

minha mae foi morar com deus sábado dia 22 de setembro, hoje faz 5 dias.parece q tudo acabou para mim, é uma dor sem tamanho, só quem passa por isso q entende.estou muito triste.ela faleceu na minha frente e eu não pude fazer nada.ela tinha cancer de pulmão e já estava sofrendo muito.eu sei q nessas alturas foi o melhor pra ela pois ja sofria muito.mas agora eu paro e lembro q não tenho mais mae, me dá um desespero tão grande,parece q essa dor não terá mais fimnão sei como será de agora em diante...