quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Casamento não é mágica


Também disponível em MP3.

Neste vídeo Pe. Fábio explica que a frase "Não separe, pois, o homem o que Deus uniu." (São Marcos 10,9) não é mágica. Não significa que, uma vez que Deus uniu, então nunca será separado pelo homem, mas sim é um mandamento de Deus. Se o homem e a mulher desobedecerem, acabarão tornando o casamento infértil. Se esta união estabelecida por Deus não for cultivada pelo casal no dia-a-dia ele poderá morrer, como uma semente que não é regada. O Sacramento do Matrimônio é uma semente de amor plantada no coração do casal, e precisa ser cultivada para crescer.

11 comentários:

Anônimo disse...

Na nossa história de casamento devemos aprender olhar através das imperfeições do(a) esposo(a)...olhar através dos erros cometidos, além dos limites que são humanos. Acho que é como se tentássemos nos apaixonar de novo todos os dias, procurar mais nos reencantar com as qualidades e menos nos ressentir com as falhas do outro. Acredito que isso deve ser o verdadeiro amor: um “exercício de descobrir o que o outro tem de mais lindo, mas também de mais vergonhoso. Amores perfeitos só existem nas projeções. Ou nos jardins...” (Pe Fábio).

Na verdade, o casamento é um instrumento de Deus para a santificação de cada um dos cônjuges, não digo isso no sentido da busca da perfeição, mas, sim, na procura da nossa humanidade...dentro das possibilidades e impossibilidades de cada um...dos limites e potencialidades próprias do ser humano. É encarar de frente o que eu sou e o que o meu cônjuge é...e, na constância de estarmos juntos, seremos uma terceira pessoa, melhor do que cada um separadamente. Este é o desafio constante: construir a felicidade neste processo que tem um gostinho por vezes doce e outras vezes “levemente” amargo.

O nosso casamento e a nossa família é uma grande escola do amor!! Nessa escola há dias de muitas alegrias e outros em que deveremos driblar as imperfeições e aprender com as dificuldades...são nesses momentos que devemos viver a dinâmica da “ressurreição”...deixar ressurgir a paixão...deixar dominar o amor que vive e vence em nós, assim seremos menos impulsivos, mais pacificadores, os olhares vão ganhando novo brilho e “a vida vai ficando eterna” (Pe Zezinho).

“Espírito de amor, sede a alma de minha alma, a vida de minha vida”

Abraços com muito carinho!!
Fátima Regina Gouvêa Dias
fatima_gouvea@hotmail.com

Katia Feliz! disse...

Linda suas palavras Regina!!

...casamento é um instrumento de Deus para a santificação de cada um dos cônjuges!

Tbém acredito assim: Se a mulher for salva o marido tbém é salvo!!! Então devemos buscar nossa Santidade juntos!!!

Esse blog é tudo de bom, eu entro pelo menos umas duas vezes por dia e assito os videos váriaz vezss.. umas 10 se for preciso, para entender o que Deus quer me falar pela voz do Padre Fábio esse cantor de Deus.

Parabéns pelo Bolg! Sem ele nun sei o que seria de mim... rsrs

Anônimo disse...

TBÉM CONCORDO COM TUDO O QUE FOI ESCRITO...O AMOR DEVE SER REGADO DIA APÓS DIA E PODADO TBÉM, PARA QUE NOVAS FOLHAS CREÇAM. SOU CASADA A 14 ANOS, TENHO UM CASAL DE FILHOS MARAVILHOSOS E SOU EXTREMAMENTE AGRADECIDA A DEUS PELO ESPOSO MARAVILHOSO QUE ELE COLOCOU NA MINHA VIDA.

laps disse...

Creio que é mais um desabafo, do que propriamente um comentário. "O que Deus uniu, o homem nao separe". Sei que Deus quer minha união com minha esposa.. Ele nos quer casados e já demonstrou isso por mais de uma vez, porém, fico pensando que eu não quero continuar casado com ela por conta das suas imperfeições, mormente como mãe e esposa.Não há uma direção unica, nao há partilha e, pior, não há oração em família. Ela faz tudo e decide como se solteira fosse. Gostaria que conversasemos a respeito e, depois, decidissimos. Peço desculpa a todos voces, mas como eu disse, é apenas um desabafo. Se alguem vive ou viveu algo assim, por favor, digam-me como chegaram a uma solução vencedora, aquela em que ninguém perde, mas, todos ganham, mormente os filhos.
Shalom do Pai.
delegaluiz@gmail.com

Anônimo disse...

UXCONCORDO C/O Q FALAM CASAMENTO É UM JARDIN Q PRECISA SER REGADO A CADA INSTANTE POR AMBAS AS PARTES COM MUITO AMOR CARINHO ELÓGIOS A CADA GESTO DE AMOR E COM CARINHO MOSTRAR QUANDO HOUVE ERRO E JUNTOS ACHAREM A SOLUÇÃO. PARA NO FUTURO COLHER FRUTOS SÁUDAVEIS QUE SÃO OS FILHOS;COM CARINHO SOLANGE /ROBERTO

Unknown disse...

Ai muito lindas as palavras.. mas confesso que está dificil... sou casada a 6 meses acreditem depois de quse sete anos de namoro sem nenhuma briga, meu casamento q. sonhava em ser um mar de rosas é cada dia uma luta.
Preciso muito de ajuda.Como o padre disse no meu casamento q. a mulher tem q. ser o sal na vida da outra pessoa, akele q. da o gosto de viver. Me prendo a estas palavras para continuar caminhando..

Unknown disse...

Nossa... concordo em gênero, número e grau... Não é fácil, porém não é impossível... Faz-se necessário muito carinho, compreensão, amor e dedicação... Estou casada há 10 anos e posso dizer que de fato não existe mágina nem tão pouco prícipes ou princesas e sim pessoas que erram mas que nem por isso deixam de acreditar em Deus e lutar pelo amor. Abraços a todos...

rofeme disse...

Pe Fábio: Hoje tenho 49 anos de idade e já não penso tanto em me casar, acho que meu tempo passou, mas bem que eu gostaria de ter formado minha familia , que tivesse tido os filhos que eu educasse junto com um amor ,mas o que Deus me destinou foi cuidar de um irmão de 41 anos especial desde que nasceu, que sou tudo para ele pai, mãe , pois já não temos nossos paise , meus outros 3 irmãos tem filhos. Será que isto já estava certo entre meus pais e Deus para minha vida? Rosane

ana valquiria disse...

Na convivência do dia a dia de um casal deve sempre estar procurando entender os erros do outro e com os acertos somar, mas sabemos q na realidade exercer essa função não é fácil, pois, o ser humano muitas vezes tem vergonha de assumir e compartilhar suas falhas diante de uma relacionamento... é preciso cultivar o amor todo dia buscar a perfeição dentro do possível

Unknown disse...

fique,mas tranquila assistindo este programa.pois passo por traição no meu casamento,meu marido foi morar com outra,nos temos 26 ano de casamento,ele não teve coragem de falar pessoamente olhando pra mim,falou estar amando outra por telefone desde então não votou faz 6 mêses.Deste dia então rezo pra que ele volte transformado e liberto,pois amo e não quero minha família destruida não consigo ter raíva dele,isto é errado?

de bem com a vida disse...

Hoje posso dizer que sei realmente o que é ser uma só carne, pois há sete meses meu marido faleceu, estava em perfeita saúde, tinha acabado de fazer um chek-up, estava tudo bem, mas foi acometido pela meningite, e em menos de vinte e quatro horas nos deixou, com apenas 46 anos de vida. É uma dor brutal, um pedaço de mim que foi arrancado. Não houve tempo de nada, até porque na havia nenhum caso de meningite em nossa cidade, apenas rumores de gripe suína. Essa separação é tão dolorosa, que chega a ser quase impossível suportar,mas Deus sempre nos dá a graça, é só pedir e reagir. Só por Ele mesmo que tenho suportado esse rompimento brutal. Tão brutal que chega a ferir, pelo fato mesmo de sermos uma só carne. Não existe nada mais maravilhoso você ser um só com quem se ama. Eis o mistério desse sacramento maravilhoso.