quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Aprender ao ouvir um não


Também disponível em MP3, clique aqui para baixar.

Programa de 21/Novembro/2012. Neste vídeo Padre Fábio de Melo fala sobre como é importante apreendermos a acolher o "não" que recebemos, pois o nosso desejo é de sempre receber um "sim", mas se este este desejo fosse atendido, isto não nos faria bem. Mas para isso é importante ter pessoas amigas por perto, pois são os "nãos" delas que nos farão bem, nos farão crescer.

Respeitar o solo santo que é o outro

Programa de 21/Novembro/2012. Neste vídeo Padre Fábio de Melo atende a uma pessoa que pede explicações sobre o trecho bíblico que está em Êxodo 3,1-6, em especial a frase "tira as sandálias dos pés pois o lugar que estás é santo". Padre Fábio lhe diz que podemos interpretar esta passagem como sendo um ensinamento à respeito da sacralidade do outro, ou seja, que devemos tratar o outro como um solo sagrado, um lugar onde habita Deus. Quando tomamos consciência desta realidade, nos motivamos a respeitar o espaço do outro, o ser do outro.

Psicologia e religiosidade


Também disponível em MP3, clique aqui para baixar.

Programa de 21/Novembro/2012. Neste vídeo Padre Fábio de Melo fala sobre a importância de conciliar a psicologia com a religiosidade, pois a cura de nossas feridas espirituais encontra um grande auxílio na psicologia.

Crise de valores


Também disponível em MP3, clique aqui para baixar.

Programa de 21/Novembro/2012. Neste vídeo Padre Fábio de Melo atende a uma pessoa que pergunta sobre o mundo que vivemos hoje, onde tudo tem seu preço, a honestidade, a seriedade, e até mesmo a virgindade. Padre Fábio reflete sobre a crise de valores que vivemos hoje, em que coisas banais, sem valor algum, são expostas na mídia como se fossem algo digno de nossa atenção, Padre Fábio nos orienta a buscarmos a boa cultura, a boa música, que hoje não encontramos mais nos meios de comunicação, e acima de tudo tomar consciência do grande valor que temos para Deus. Somente assim teremos condições de suportar as violências que o mundo nos impõe atualmente.

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Ter Jesus como o melhor amigo


Também disponível em MP3, clique aqui para baixar.

Programa de 14/Novembro/2012. Neste vídeo Padre Fábio de Melo fala sobre como é importante ter Jesus como o melhor amigo, pois isso ajudar a brotar em nós o desejo de ser igual à Ele, de ter a capacidade de amar como Ele tem. Muitas pessoas pensam que a religião é feita de cobranças e obrigações, mas isto não é verdade, quando compreendemos a amizade de Deus por nós, passamos a entender que estar com Deus é um privilégio.

Amizades em Deus


Também disponível em MP3, clique aqui para baixar.

Programa de 14/Novembro/2012. Neste vídeo Padre Fábio de Melo recebe sua amiga Salete Ferreira, da Canção Nova, e eles falam sobre a amizade, e sobre como nós podemos encontrar Deus nos amigos, bem como levar Deus aos amigos. Padre Fábio acrescenta que para ir ao encontro dos amigos é preciso que antes a pessoa encontre-se consigo mesmo, tenha consciência de onde é preciso melhorar.

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

A revolução do amor

Programa de 7/Novembro/2012. Neste vídeo Padre Fábio de Melo fala sobre o kerigma, que consiste nas primeiras verdades sobre Deus que se apresenta a uma pessoa que está sendo evangelizada, e que são capazes de mudar completamente sua vida. Mesmo as pessoas que já buscam viver na companhia de Deus não podem se esquecer destas verdades, para que a caminhada na direção de Deus continue sempre.

Vencer a dor pela alegria


Também disponível em MP3, clique aqui para baixar.

Programa de 7/Novembro/2012. Neste vídeo Padre Fábio de Melo lê uma carta de uma senhora de idade, que passou por muitas dores em sua vida, mas que soube vencer todas estas dificuldades através da alegria de viver.

Cuidados com o corpo


Também disponível em MP3, clique aqui para baixar.

Programa de 7/Novembro/2012. Neste vídeo Padre Fábio de Melo atende a uma pessoa que pergunta sobre cirurgia plástica, e lhe responde que nós podemos sim usar os recursos da ciência para nos tornarmos mais satisfeitos com nosso corpo, mas que isto não pode ser feito com exageros, é preciso haver limites para que a pessoa não busque no cuidado com o corpo uma cura para feridas em sua alma.

Vício e vocação


Também disponível em MP3, clique aqui para baixar.

Programa de 7/Novembro/2012. Neste vídeo Padre Fábio de Melo atende a uma pessoa que pergunta se a pessoa já nasce com uma vocação, e se mesmo tendo um vício é possível seguir na vocação. Padre Fábio lhe diz que a vocação, ao mesmo tempo em que parte de um chamado de Deus, também está sujeita à escolha da pessoa, que deve estar atenta aos dons que Deus concede. Sobre os vícios, eles não podem ser um impedimento para abraçar a vocação, e deverão ser combatidos juntamente com o trabalho realizado na sua vocação.

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Voando com as asas que Deus nos dá


Também disponível em MP3, clique aqui para baixar.

Programa de 24/Outubro/2012. Neste vídeo Padre Fábio de Melo fala sobre o movimento de melhoria contínua que precisamos ter em nossas vidas, e que so é possível através das asas da fé e da razão, que nos dão força. A graça de Deus nos ajuda a seguir em frente, desde que estejamos dispostos a colocar os dons que recebemos à serviço dos irmãos.

A capacidade de crer em Deus


Também disponível em MP3, clique aqui para baixar.

Programa de 24/Outubro/2012. Neste vídeo Padre Fábio de Melo fala sobre a experiência de crer em Deus, que é uma capacidade que deve ser desenvolvida desde cedo, para que não se corra o risco de cair na descrença, que tanto assola nossa sociedade atualmente. Padre Fábio também atende a uma pessoa que pergunta sobre o suicídio, pois ouviu falar que quem comete suicídio não alcança a salvação. Padre Fábio diz a ela que não temos como julgar a pessoa que se suicida pois não sabemos o que se passa na sua cabeça, qual o tamanho da angústia que ela sentia para cometer este, e que acima de tudo, devemos crer no amor de Deus por todos nós, ainda mais por alguém passando por tamanha dor.