segunda-feira, 26 de março de 2012

Saúde integral


Também disponível em MP3.

Programa de 21/Março/2012. Neste vídeo Padre Fábio de Melo recebe a Doutora Gisela Savioli, e os dois conversam sobre saúde integral, que consistem em unir a saúde corporal à saúde espiritual. Padre Fábio nos lembra que Deus nos deu um corpo para administrar, este corpo é morada de nosso espírito, e depois prestaremos contas do que estamos fazendo com ele.

Dicas de saúde


Também disponível em MP3.

Programa de 21/Março/2012. Neste vídeo Padre Fábio de Melo recebe a Doutora Gisela Savioli, que dá diversas dicas de saúde relativas aos alimentos que ingerimos.

quinta-feira, 15 de março de 2012

Programa de 14 de março

Neste dia foi reapresentado o programa do dia 5 de janeiro de 2011, que está nestas postagens do blog:

quinta-feira, 8 de março de 2012

Deus é meu cuidador

Programa de 7/Março/2012. Neste vídeo Padre Fábio de Melo fala a partir da música "Deus cuida de mim", e reflete sobre a realidade de que Deus é nosso cuidador. Quando tomamos consciência disto, de que Deus cuida de nós e nos ama apesar de nossas faltas, fica mais fácil refletir este amor, amando quem está próximo de nós e, principalmente, amando a nós mesmos, como somos.

A graça de Deus


Também disponível em MP3.

Programa de 7/Março/2012. Neste vídeo Padre Fábio de Melo atende a uma pessoa que está preocupada com as vezes que ela alcança uma graça de Deus, mas que depois, por descuido seu, aquele bem recebido se desfaz. Padre Fábio confirma esta forma de agir de Deus, que nos dá a graça, mas que também nos dá a responsabilidade de manter o bem recebido. Um exemplo é quando uma pessoa muito doente, muitas vezes se esperança de cura, repentinamente se vê curada por graça de Deus. Esta cura recebida não pode ser negligenciada, junto com o dom da cura concedida por Deus, a pessoa recebe a missão de continuar cuidando, com mais intensidade, de sua saúde.

Controlar a agressividade

Programa de 7/Março/2012. Neste vídeo Padre Fábio de Melo atende a uma pessoa que pergunta por que temos tanta facilidade em magoar as pessoas, e tanta dificuldade para abraçá-las e amá-las. Padre Fábio reflete que nos dias de hoje estamos constantemente sob pressão, com muito peso e responsabilidade sendo exigidos o tempo todo, e como não temos a possibilidade de "soltar os cachorros" no chefe, acabamos fazendo isso com aqueles que estão próximos de nós. Precisamos exercitar nossa paciência, buscando controlar nossos impulsos agressivos, direcionando-os para algo que possa dar vazão à esta agressividade, como uma atividade física, um trabalho manual, etc.

Lidando com a solidão


Também disponível em MP3.

Programa de 7/Março/2012. Neste vídeo Padre Fábio de Melo fala sobre as formas que temos para lidar com a solidão, ressaltando que a solidão tem inclusive um papel positivo, é preciso encontrar algumas horas para conseguirmos ficar à sós, desligar as conexões com o mundo externo e exercitar a convivência consigo mesmo. Esta experiência nos permite cultivar o que nós somos, para então termos capacidade de conviver sadiamente com aqueles que estão ao nosso redor.

sábado, 3 de março de 2012

Humano como Jesus


Também disponível em MP3.

Programa de 29/Fevereiro/2012. Neste vídeo Padre Fábio de Melo fala sobre a dificuldade que temos em ser humano como Jesus, em fazer as mesmas escolhas de Jesus, que preferiu acolher aqueles que eram rejeitados pela sociedade, enquanto que nós muitas vezes preferimos os ricos, os bem vestidos, e temos preconceito de quem não está conforme nossos conceitos. Jesus veio para os enfermos, não para aqueles que se consideram sãos.

Superando os traumas da infância


Também disponível em MP3.

Programa de 29/Fevereiro/2012. Neste vídeo Padre Fábio de Melo atende a uma mulher que sofre muito pela lembrança que tem do abuso que sofrer quando era criança. Padre Fábio reflete sobre os traumas da infância, nos lembrando que a pessoa que sofreu traumas na infância deve se cuidar para que ela mesma não se torne um agressor, causando traumas em outras pessoas.