quinta-feira, 24 de novembro de 2011

O que é direção espiritual


Também disponível em MP3.

Programa de 23/Novembro/2011. Neste vídeo Padre Fábio de Melo fala sobre o significado da direção espiritual, que consiste em poder falar sobre os problemas espirituais que temos, e através de uma conversa amigável encontrar direções que possamos seguir para alcançar a solução.

Nulidade matrimonial


Também disponível em MP3.

Programa de 23/Novembro/2011. Neste vídeo Padre Fábio de Melo fala sobre nulidade matrimonial, explicando que a Igreja não anula casamentos, pois um sacramento não pode ser desfeito. O que a Igreja faz é declarar a nulidade, ou seja, declarar que aquele casamento não existiu, é nulo. Isto pode acontecer por diversos motivos, como mentira por parte de um dos noivos, casar por obrigação, e outros.

Testemunho Cristão


Também disponível em MP3.

Programa de 23/Novembro/2011. Neste vídeo Padre Fábio de Melo atende a uma pessoa que ficou chocada com a atitudes erradas que ela observou em um sacerdote. Padre Fábio fala sobre a necessidade de os cristãos, e de forma especial os padres, serem luz no mundo, serem um novo Cristo na sociedade, agindo conforme a ética e os valores do Evangelho.

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Opções e escolhas


Também disponível em MP3.

Programa de 16/Novembro/2011. Neste vídeo Padre Fábio de Melo atende a uma mãe que pergunta se é obrigada a aceitar a homossexualidade da filha. Padre Fábio lhe responde que ela não tem essa obrigação, pois isto vai contra o que ela acredita, mas ao mesmo tempo ela não pode se esquecer que a filha dela precisa do seu amor. É possível amar mesmo discordando, o fato de ela não concordar com a atitude da filha não pode impedi-la de manifestar seu amor. Padre Fábio utiliza esta situação para falar de como as opções e escolhas feitas pela juventude estão sendo influenciadas de forma errada pela sociedade, que oferece o que há de pior para os jovens em termos de hábitos saudáveis, muitas vezes privando os jovens de acesso à cultura, educação, orientação, etc.

Resultado do encontro

Programa de 16/Novembro/2011. Neste vídeo Padre Fábio de Melo responde a uma pessoa que pergunta como ela deve lidar com as pessoas das quais ela não gosta. Padre Fábio nos diz que nestas situações não há problema em reconhecer que não se gosta de determinada pessoa, é preciso ser honesto consigo mesmo. Mas isso não nos dá o direito de maltratar, de ofender a pessoa. Se somos obrigados a conviver com ela, seja no trabalho, seja na família, que isso seja feito com respeito, mas sem achar que somos obrigados a gostar de todos. Esta simpatia ou não pela outra pessoa é o resultado do encontro entre as duas personalidades, esta "terceira pessoa" que surge deste encontro é que vai determinar nossa afinidade com o outro.

A sabedoria das esperas


Também disponível em MP3.

Programa de 16/Novembro/2011. Neste vídeo Padre Fábio de Melo fala sobre a importância de saber esperar o tempo certo de cada coisa, como fazem os estudantes, que passam anos de dificuldades nos estudos, mas sabem esperar pelo momento certo da formatura, que recompensa todo aquele sofrimento passado. Também os agricultores, que passam por muito trabalho na plantação, mas sabem esperar pelo tempo certo da colheita, que os recompensa.

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Simpatia e antipatia

Programa de 09/Novembro/2011. Neste vídeo Padre Fábio de Melo fala sobre a simpatia e a antipatia, que são sentimentos que nascem naturalmente, sem a nossa vontade. Desta forma, é baseado na simpatia que nós escolhemos nossos amigos. Mas para colegas de trabalho e para familiares nem sempre a simpatia se faz presente, nesses casos precisamos aprender a conviver com estas pessoas pelas quais temos alguma antipatia, é preciso ser honesto e reconhecer estas dificuldades, isto ajuda no relacionamento.

Por que sofremos quando amamos?

Programa de 09/Novembro/2011. Neste vídeo Padre Fábio de Melo atende a uma pessoa que pergunta por que sofremos quando amamos. Padre Fábio responde que não há como ficar apenas com a parte boa do amor, também é preciso estar preparado para os desafios, pois amar é dar espaço a outra pessoa para viver em nós, mas também aceitando-a como ela é, com suas qualidades e também com os defeitos.

Lidando com a morte


Também disponível em MP3.

Programa de 09/Novembro/2011. Neste vídeo Padre Fábio de Melo atende a uma pessoa que pergunta se os mortos podem se comunicar com os vivos. Padre Fábio responde que pela fé cristã esta comunicação não é possível. Outra pessoa pede orientação pois perdeu sua mãe recentemente, e ainda sente sua presença. Padre Fábio diz que este sentimento é normal, pois não nos adaptamos a uma perda como esta de forma rápida, é preciso organizar o luto dentro de nós, às vezes até com o auxílio de terapias.

Deficiências da alma


Também disponível em MP3.

Programa de 09/Novembro/2011. Neste vídeo Padre Fábio de Melo lê um texto que fala sobre as deficiências da alma, comparando-as com as deficiências físicas. Padre Fábio fala sobre a importância de nos motivarmos a superar nossos defeitos, pois quando não o fazemos, acabamos nos tornando nos próprios defeitos, que vão tomando conta de nós.

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Como estamos vivendo


Também disponível em MP3.

Programa de 02/Novembro/2011. Neste vídeo Padre Fábio de Melo fala sobre o Dia de Finados, dizendo que a reflexão sobre a morte nos faz pensar em como estamos vivendo nossa vida. Padre Fábio também orienta aquelas pessoas que perderam pessoas muito próximas, dizendo que se nós nos concentramos demais na pessoa que morreu, corremos o risco de de esquecer aqueles que ficaram ao nosso lado.

Retomada da vida


Também disponível em MP3.

Programa de 02/Novembro/2011. Neste vídeo Padre Fábio de Melo atende a uma pessoa que perdeu seu filho num acidente de moto, e está sofrendo muito com esta perda. Padre Fábio nos faz refletir que uma morte de alguém querido nunca é assimilada de uma só vez, é como se a pessoa morresse aos poucos, demoramos para nos dar conta por completo, e a melhor forma de retomar a nossa vida nestas situações é encontrar algo na pessoa que partiu, que nos dê motivo para seguir em frente.

O sinal da cruz


Também disponível em MP3.

Programa de 02/Novembro/2011. Neste vídeo Padre Fábio de Melo atende a uma pessoa que pergunta sobre o significado do sinal da cruz. Este sinal nos faz reconhecer que estamos sob o poder criador do Pai, sob a ação salvífica do Filho, e sob a ação santificadora do Espírito Santo. O sinal da cruz e outros sinais cristãos nos fazem ficar familiarizados com o sagrado, nos permitem constantemente lembrar da entrega de nossa vida à Deus.

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

4º DVD do blog

Olá pessoal, está disponível o 4º DVD do blog, com os vídeos e MP3 postados desde setembro de 2010 a agosto de 2011, para mais informações basta clicar neste link.