sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Cuidados necessários

Programa de 26/Outubro/2011. Neste vídeo Padre Fábio de Melo fala sobre os cuidados que devemos ter uns com os outros, semelhante ao cuidado que Deus tem por nós. Principalmente aqueles que exercem alguma autoridade sobre as pessoas, estes devem ter plena consciência de que autoridade é para servir, é para cuidar dos outros. Padre Fábio também nos lembra da importância de saber dizer não, isto também é uma forma de educar, de cuidar.

Como perdoar quem não muda


Também disponível em MP3.
Programa de 26/Outubro/2011. Neste vídeo Padre Fábio de Melo atende uma pessoa que pergunta como se pode perdoar quem não muda de atitude. Padre Fábio lhe orienta que o perdão não é uma mágica, nós perdoamos o outro que nos magoou porque ele tem valor para nós, o perdão é uma forma de dar a chance do outro mudar, mas se ele não muda é uma decisão dele, e que não podemos deixar nos afetar. Padre Fábio também ressalta que devemos estar dispostos a mudar, a nos tornarmos melhores. Muitas pessoas dizem "eu sou assim mesmo e não mudo", Padre Fábio diz que as únicas pessoas que podem dizer isso são aquelas que já viraram defunto.

Viver o presente


Também disponível em MP3.
Programa de 26/Outubro/2011. Neste vídeo Padre Fábio de Melo atende a uma pessoa que diz fazer muitas coisas ao mesmo tempo, e que isso lhe atrapalha bastante. Padre Fábio a orienta a estabelecer metas, e viver sempre o presente, nunca ficar presa ao passado, e nem ao futuro.

A autonomia nos liberta

Programa de 26/Outubro/2011. Neste vídeo Padre Fábio de Melo atende a uma garota que diz estar sofrendo com a mãe de seu namorado, que dificulta muito o namoro. Padre Fábio utiliza esta situação para falar sobre a importância da autonomia, como é importante que os pais deem autonomia aos seus filhos conforme eles vão crescendo, pois isto faz parte da formação. A autonomia nos faz livres, livres inclusive para podermos entregarmos nossa vida, partilhá-la com outra pessoa no casamento.

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Programa de 19 de Outubro

Neste dia não houve programa Direção Espiritual, mas foi reapresentada uma pregação do Padre Fábio que já está aqui no blog:

A reforma da pessoa humana

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Programa de 12 de Outubro

Neste dia não houve programa Direção Espiritual, mas foi reapresentada uma pregação do Padre Fábio que já está aqui no blog:

Felicidade, onde moras?

 

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

A corda da vida


Também disponível em MP3.

Programa de 05/Outubro/2011. Neste vídeo Padre Fábio de Melo canta a música "Círio outra vez", por ocasião da festividade do Círio de Nazaré, que ocorre em Belém do Pará no mês de outubro, e fala que da mesma forma que os romeiros seguram na corda que puxa o Círio, assim também nós devemos segurar firme na corda da vida e fazê-la chegar ao seu destino, sem desanimar.

Preparar o envelhecimento


Também disponível em MP3.

Programa de 05/Outubro/2011. Neste vídeo Padre Fábio de Melo atende a uma pessoa que não está sabendo lidar com os problemas típicos da fase que está vivendo em sua vida, em que já está com mais de 50 anos. Padre Fábio fala que nossa forma de lidar com o envelhecimento deve ser preparada desde a juventude, pois se não buscamos superar nossos defeitos na juventude, eles se tornam piores na velhice.

As esperas da vida


Também disponível em MP3.

Programa de 05/Outubro/2011. Neste vídeo Padre Fábio de Melo atende uma pessoa que pergunta porque tememos as esperas da vida, e lhe diz que este temor surge quando queremos que o tempo passe rápido, que o futuro chegue logo. Nossas ansiedades estão ligadas a esta incapacidade que temos de aceitar que as coisas têm seu tempo. Todo empenho deve passar pela moderação, mesmo o empenho em realizar os sonhos.

Perdoar a vida


Também disponível em MP3.

Programa de 05/Outubro/2011. Neste vídeo Padre Fábio de Melo atende a uma pessoa que está revoltada com a dor que está sentindo pela morte de seu filho e marido em um assalto, e pergunta como perdoar em uma situação desta. Padre Fábio lhe diz que o primeiro passo é perdoar a vida, parar de fazer perguntas que não tem resposta, quando perguntamos por quê que a vida fez isso conosco. Em seguida é preciso parar de olhar para a dor, e passar a olhar para as coisas boas que ainda fazem parte da vida, é preciso transformar o luto em luta.

terça-feira, 4 de outubro de 2011

O outro me completa

Programa de 28/Setembro/2011. Neste vídeo Padre Fábio de Melo recebe seu amigo Padre Joãozinho, e eles falam sobre os relacionamentos, sobre a importância de se compreender que não somos completos, que precisamos do outro, precisamos nos relacionar com as pessoas para nos tornarmos completos. E para isso também é preciso que nós estejamos dispostos a ser complemento para o outro, estejamos dispostos a nos doarmos pelo outro.

Trabalhar a vocação


Também disponível em MP3.

Programa de 28/Setembro/2011. Neste vídeo Padre Fábio de Melo recebe seu amigo Padre Joãozinho, e eles atendem a um rapaz que está em dúvida sobre sua vocação. Padre Joãozinho o orienta a namorar e trabalhar, porque isto serve bastante para discernir a vocação, ter um relacionamento amoroso faz com que a pessoa perceba se é aquilo a que ela é chamada, e o mesmo vale para o trabalho.

Literatura cristã


Também disponível em MP3.

Programa de 28/Setembro/2011. Neste vídeo Padre Fábio de Melo recebe seu amigo Padre Joãozinho, e eles falam sobre a importância de divulgar a literatura cristã nas livrarias que não são exclusivamente cristã, mas para isso é preciso que eu como cristão peça esses livros, pergunte ao dono da livraria porque que livros tão bons como os livros de editoras cristãs não estão em suas prateleiras.

Vaidade espiritual


Também disponível em MP3.

Programa de 28/Setembro/2011. Neste vídeo Padre Fábio de Melo recebe seu amigo Padre Joãozinho, e eles atendem a uma pessoa que hoje se sente muito culpada pelos pecados que durante muito tempo cometeu em sua vida. Eles falam sobre a importância de reconhecermos nossos pecados, e lembram das palavras de Jesus, que disse que aqueles que mais pecam publicamente precederão os que se consideram santos, para entrar no Reino dos Céus. É muito importante estar atento para não cair na tentação da "vaidade espiritual", que significa se considerar perfeito, perder a capacidade de reconhecer seus erros.