quinta-feira, 28 de julho de 2011

A experiência do encontro

Programa de 27/Julho/2011. Neste vídeo Padre Fábio de Melo fala sobre a experiência do encontro, de como precisamos estar dispostos e ter um encontro com as pessoas, no sentido de querer conviver com quem está ao nosso redor, mesmo que isso possa às vezes trazer dor.

Superando o ciúme

Programa de 27/Julho/2011. Neste vídeo Padre Fábio de Melo atende a uma pessoa que está preocupada com o ciúme excessivo que sente por seu marido e seus filhos. Padre Fábio lhe fala que o ciúme é algo que muitas vezes surge naturalmente quando se ama, mas que representa um certo desequilíbrio, pois quando se tem certeza de que se trata de um amor verdadeiro, não há razões que justifiquem o ciúme. É preciso cuidar para que o ciúme não seja excessivo, ao ponto de machucar a pessoa amada, usando o ciúme como forma de tentar aprisionar o outro.

Proteger sem exageros


Também disponível em MP3.

Programa de 27/Julho/2011. Neste vídeo Padre Fábio de Melo atende a uma mãe que pergunta como proteger os filhos sem cometer exageros. Padre Fábio comenta que o principal consiste em dar a proteção, mas deixando claras as regras da vida. Não há como viver apenas as partes boas da vida, é preciso viver também os sacrifícios necessários para seguir em frente convivendo em sociedade. O amor protetor não pode impedir estes processos naturais da vida humana.

domingo, 24 de julho de 2011

quinta-feira, 14 de julho de 2011

Deus não desiste de nós

Programa de 13/Julho/2011. Neste vídeo Padre Fábio de Melo inicia o programa cantando "Abraço Eterno", e fala sobre o Amor de Deus por nós. Deus vem ao nosso encontro e se alegra ao nos encontrar, Ele nunca desiste de nós.

Começar o começo


Também disponível em MP3.

Programa de 13/Julho/2011. Neste vídeo Padre Fábio de Melo lê um texto que fala sobre "começar o começo", de quando somos pequenos e precisamos que nosso pai dê o primeiro passo em algo difícil, para que possamos continuar. O mesmo ocorre em nossa vida espiritual, em que nosso Pai do céu está sempre disposto a começar o começo para nós.

Ciência e Religião


Também disponível em MP3.

Programa de 13/Julho/2011. Neste vídeo Padre Fábio de Melo atende a uma pessoa que pergunta sobre as dificuldades em ter fé e ao mesmo tempo conviver com as descobertas da ciência, de forma especial no que diz respeito à Criação de Deus. Padre Fábio explica que não há contradição entre a ciência e a religião, pois ainda que o ser humano seja mesmo fruto de uma evolução, isto não retira a possibilidade de crer na criação feita por Deus, pois também a evolução é algo criado por Deus.

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Notar a beleza da vida


Também disponível em MP3.
Programa de 06/Julho/2011. Neste vídeo Padre Fábio de Melo lê um texto que nos mostra como nós nos concentramos nas coisas ruins que acontecem, e deixamos de ver a beleza da vida. Padre Fábio nos faz refletir sobre os sofrimentos e perdas que temos, e como damos importância demais para eles, enquanto deveríamos aprender a superá-los e seguir em frente, admirando a beleza da vida.

Este é o texto lido por Padre Fábio:

Certo dia, um professor chegou na sala de aula e disse aos alunos para se prepararem para uma prova-relâmpago. Todos acertaram suas filas, aguardando assustados o teste que viria. O professor foi entregando, então, a folha da prova com a parte do texto virada para baixo, como era de costume. Depois que todos receberam, pediu que desvirassem a folha. Para surpresa de todos, não havia uma só pergunta ou texto, apenas um ponto negro, no meio da folha. O professor, analisando a expressão de surpresa que todos faziam, disse o seguinte: - Agora, vocês vão escrever um texto sobre o que estão vendo. Todos os alunos, confusos, começaram, então, a difícil e inexplicável tarefa. Terminado o tempo, o mestre recolheu as folhas, colocou-se na frente da turma e começou a ler as redações em voz alta. Todas, sem exceção, definiram o ponto negro, tentando dar explicações por sua presença no centro da folha. Terminada a leitura, a sala em silêncio, o professor então começou a explicar: - Esse teste não será para nota, apenas serve de lição para todos nós. Ninguém na sala falou sobre a folha em branco. Todos centralizaram suas atenções no ponto negro. Assim acontece em nossas vida. Temos uma folha em branco inteira para observar e aproveitar, mas sempre nos centralizamos nos pontos negros. A vida é um presente da natureza dado a cada um de nós, com extremo carinho e cuidado. Temos motivos para comemorar sempre. A natureza que se renova, os amigos que se fazem presentes, o emprego que nos dá o sustento, os milagres que diariamente presenciamos. No entanto, insistimos em olhar apenas para o ponto negro. O problema de saúde que nos preocupa, a falta de dinheiro, o relacionamento difícil com um familiar, a decepção com um amigo. Os pontos negros são mínimos em comparação com tudo aquilo que temos diariamente, mas são eles que povoam nossa mente. Pense nisso. Tire os olhos dos pontos negros de sua vida. Aproveite cada bênção, cada momento que a natureza lhe dá. Creia que o choro pode durar até o anoitecer, mas a alegria logo vem no amanhecer.

Mesmo no sofrimento não podemos desistir

Também disponível em MP3.

Programa de 06/Julho/2011. Neste vídeo Padre Fábio de Melo inicia o programa cantando a música "Não desista do amor", e reflete sobre a dificuldade de ser cristão, que constantemente precisamos nos convencer a não desistir do amor, pois a proposta de Jesus não é fácil, Ele não nos apresenta uma porta larga, é uma porta estreita, mas que nos leva ao amor verdadeiro.

A família de Jesus


Também disponível em MP3.

Programa de 06/Julho/2011. Neste vídeo Padre Fábio de Melo atende a uma pessoa que pergunta sobre a passagem de Marcos 6,3, que fala sobre os "irmãos" de Jesus. Padre Fábio explica que na língua original em que o Evangelho foi escrito não haviam palavras para designar os parentes próximos, então era usada a palavra irmão também nestes casos.

Gravar no coração a lei do amor


Também disponível em MP3.

Programa de 06/Julho/2011. Neste vídeo Padre Fábio de Melo atende a uma pessoa que pergunta sobre a compreensão do Antigo e do Novo Testamento. Padre Fábio nos lembra que Jesus não veio para substituir o Antigo Testamento, mas sim para cumprí-lo. Jesus, o Filho de Deus, nos fez compreender o desejo de Deus para nossa vida. No Antigo Testamento os fariseus acreditavam que ter a Lei de Deus amarrada em suas vestes era garantia de salvação, e Jesus nos mostra que mais importante que isso é ter a lei do amor gravada em nosso coração, e deixar que ela guie nossas atitudes.

domingo, 3 de julho de 2011

Programa de 29 de junho

Neste dia não houve programa Direção Espiritual porque estava ocorrendo a transmissão das 60 horas de adoração em comemoração aos 60 anos de sacerdócio do Papa Bento XVI.