quinta-feira, 21 de abril de 2011

Álcool na adolescência e juventude


Também disponível em MP3.

Programa de 20/Abril/2011. Neste vídeo Padre Fábio de Melo fala sobre o uso excessivo de álcool na adolescência e na juventude, motivados por uma sociedade que os está destruindo por causa do dinheiro e do lucro.

Homoafetividade e homossexualidade


Também disponível em MP3.

Programa de 20/Abril/2011. Neste vídeo Padre Fábio de Melo atende a uma menina que se diz "apaixonada" por sua melhor amiga, após várias desilusões com ex-namorados. Padre Fábio lhe diz que o que ela está vivendo na verdade é uma experiência de homoafetividade, ou seja, sentir afeto por alguém no mesmo sexo, e que isto não é algo errado, pois é uma manifestação de amizade, de afeto. O que não é correto é fazer com que esta situação de homoafetividade passa a ser uma relação homossexual, pois aí se estará entrando em uma ilusão, pois a sexualidade existe para se viver como um complemento, o sexo masculino complementa o sexo feminino para gerar a vida, e desta forma a homossexualidade consiste em uma alteração da ordem na própria natureza humana.

Síndrome de Down


Também disponível em MP3.

Programa de 20/Abril/2011. Neste vídeo Padre Fábio de Melo atende a uma mulher que está grávida, e que há possibilidade de que o bebê tenha síndrome de Down; ela está preocupada com a forma que ela precisará tratar a situação, caso se confirme a existência da síndrome no bebê. Padre Fábio a orienta que esta síndrome não significa que o bebê será melhor nem pior, apenas que será diferente, e precisará ser amado da mesma forma que outros bebês.

O significado da Páscoa


Também disponível em MP3.

Programa de 20/Abril/2011. Neste vídeo Padre Fábio de Melo fala sobre o significado da Páscoa, que consiste na passagem da morte para a vida através de Jesus, que se entrega na cruz para que nós possamos ser salvos de nossos pecados, mediante nosso arrependimento. Padre Fábio nos incentiva a vivermos este significado também nas outras oportunidades de mudança, de passagem, que experimentamos em nosso viver.

segunda-feira, 18 de abril de 2011

O perdão liberta da escravidão


Também disponível em MP3.

Programa de 13/Abril/2011. Neste vídeo Padre Fábio de Melo atende a uma pessoa que perdeu seu filho durante um assalto, e está revoltada com a situação, sentindo desejo de vingança. Padre Fábio lhe fala sobre o poder do perdão, pois ela está ficando escrava desta dituação, vendo sua vida se esvair diante das lembranças que ela fica remoendo.

Superando situações de perda


Também disponível em MP3.

Programa de 13/Abril/2011. Neste vídeo Padre Fábio de Melo fala sobre a situação em que um pai ou mãe que perde um filho, ou filha, e continua mantendo os seus pertences onde estavam, como se isso pudesse manter a presença do filho. Padre Fábio dá orientações sobre como se pode lidar com situações deste tipo.

Educação e cuidado evitam tragédias


Também disponível em MP3.

Programa de 13/Abril/2011. Neste vídeo Padre Fábio de Melo fala sobre a tragédia de Realengo, nos exortando a tomarmos atitudes para que não surjam novas situações semelhantes, para tanto é preciso ter mais cuidado com a formação e a atenção com as crianças e jovens, que muitas vezes vão acumulando mágoas e rejeições, até explodir de alguma forma grave.

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Reconhecer a importância do outro

Programa de 06/Abril/2011. Neste vídeo Padre Fábio de Melo fala sobre a necessidade de reconhecer a importância do outro em nossa história, independente do papel que ele exerceu em nossas vidas. Este aprendizado é especialmente necessário na educação infantil, com isto afastamos a possibilidade de criar pessoas egoístas.

Deixar Deus trabalhar em nós


Também disponível em MP3.

Programa de 06/Abril/2011. Neste vídeo Padre Fábio de Melo atende a uma pessoa que participa bastante da Igreja, mas está desanimado sem saber porque. Padre Fábio lhe alerta que o trabalho pastoral na Igreja não deve ser puro ativismo, mas devemos ter a consciência de que é apenas uma parte de nossa vida com Deus, a qual deve também se constituir de oração pessoal, fé, alegria, etc. Ao trabalharmos para Deus, é preciso dar espaço para que Deus trabalhe em nós, do contrário, nosso trabalho será em vão. Muitas vezes o desânimo neste trabalho nasce pelo fato de não vermos mais os frutos de Deus em nossas vidas, pois não o deixamos cultivar.

Crescimento na crise


Também disponível em MP3.

Programa de 06/Abril/2011. Neste vídeo Padre Fábio de Melo atende a um rapaz que está em conflito com suas atitudes, pois quer ser uma pessoa melhor mas não sente que consegue atingir este objetivo. Padre Fábio o orienta a buscar a origem de sua crise, para então poder aproveitar dete momento para crescer, pois esta deve ser nossa atitude diante das crises, usá-las como oportunidade de crescimento.

Vida no Espírito


Também disponível em MP3.

Programa de 06/Abril/2011. Neste vídeo Padre Fábio de Melo fala sobre a vida no Espírito, que significa estar disposto a viver sob a ação de Deus em nós, através do Espírito Santo. Toda a evolução de nossa vida precisa ocorrer sob a ação do Espírito, Deus quer nos recriar a cada dia.