quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Programa de 23 de fevereiro

Olá pessoal, neste dia foi reapresentado o programa anterior, do dia 16, que está aqui no blog:


quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Disposição para lutar


Também disponível em MP3.
Programa de 16/Fevereiro/2011. Neste vídeo Padre Fábio de Melo lê um texto de Cora Coralina, sobre não se deixar abater pelas dificuldades da vida, e estar sempre disposto a lutar. O texto é o seguinte:

Um repórter perguntou à Cora Coralina o que é viver bem?

Ela disse-lhe: “Eu não tenho medo dos anos e não penso em velhice. E digo prá você, não pense.

Nunca diga estou envelhecendo, estou ficando velha. Eu não digo. Eu não digo estou velha, e não digo que estou ouvindo pouco. É claro que quando preciso de ajuda, eu digo que preciso.

Procuro sempre ler e estar atualizada com os fatos e isso me ajuda a vencer as dificuldades da vida. O melhor roteiro é ler e praticar o que lê.

O bom é produzir sempre e não dormir de dia.

Também não diga prá você que está ficando esquecida, porque assim você fica mais.

Nunca digo que estou doente, digo sempre: estou ótima.

Eu não digo nunca que estou cansada. Nada de palavra negativa. Quanto mais você diz estar ficando cansada e esquecida, mais esquecida fica. Você vai se convencendo daquilo e convence os outros. Então silêncio!

Sei que tenho muitos anos. Sei que venho do século passado, e que trago comigo todas as idades, mas não sei se sou velha não. Você acha que eu sou?

Posso dizer que eu sou a terra e nada mais quero ser. Filha dessa abençoada terra de Goiás.

Convoco os velhos como eu, ou mais velhos que eu, para exercerem seus direitos. Sei que alguém vai ter que me enterrar, mas eu não vou fazer isso comigo.

Tenho consciência de ser autêntica e procuro superar todos os dias minha própria personalidade, despedaçando dentro de mim tudo que é velho e morto, pois lutar é a palavra vibrante que levanta os fracos e determina os fortes. O importante é semear, produzir milhões de sorrisos de solidariedade e amizade.

Procuro semear otimismo e plantar sementes de paz e justiça. Digo o que penso, com esperança. Penso no que faço, com fé. Faço o que devo fazer, com amor.
Eu me esforço para ser cada dia melhor, pois bondade também se aprende.”

"Mesmo quando tudo parece desabar, cabe a mim decidir entre rir ou chorar, ir ou ficar, desistir ou lutar; porque descobri, no caminho incerto da vida, que o mais importante é o decidir."

Crise de fé

Também disponível em MP3.

Programa de 16/Fevereiro/2011. Neste vídeo Padre Fábio de Melo atende a uma pessoa que está passando por uma crise de fé, e pede ajuda. Padre Fábio lhe diz que todos passamos por crises de fé, principalmente quando não sentimos grandes emoções em nossa experiência de fé, mas fé não é um sentimento, fé é um dom que recebemos de Deus e então decidimos acolher, acreditar nesta realidade. As emoções são saudáveis, mas não podemos condicionar nossa fé às emoções que às vezes sentimos. A fé também precisa nos levar às obras, fazer com que o Reino de Deus aconteça no meio de nós.

Sentir-se amado para se amar

Programa de 16/Fevereiro/2011. Neste vídeo Padre Fábio de Melo canta a música "Cuidas de mim", e fala sobre a experiência do cuidado e do amor de Deus por nós, nos fazendo refletir sobre as várias formas equivocadas de interpretar este amor, que muitas vezes fazemos.

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Libertar a liberdade

Programa de 09/Fevereiro/2011. Neste vídeo Padre Fábio de Melo fala sobre a liberdade e as regras de convívio, as leis. Muitas vezes as pessoas pensam que ser livre significa fazer o que quiser, estas pessoas precisam libertar a própria liberdade, pois na verdade vivem prisioneiras de suas vontades e seus instintos.

Não se culpar pelos limites

Também disponível em MP3.

Programa de 09/Fevereiro/2011. Neste vídeo Padre Fábio de Melo atende a uma pessoa que não consegue engravidar e que está sofrendo muito por isso. Padre Fábio a faz refletir sobre o fato de o corpo dela possuir este limite, de que comprovadamente não tem condições de engravidar, e pede que ela busque parar de se achar culpada por este limite, pois é esta preocupação excessiva com o limite que a faz sofrer tanto.

Aceitar-se para mudar

Também disponível em MP3.

Programa de 09/Fevereiro/2011. Neste vídeo Padre Fábio de Melo faz uma reflexão a partir da música "Viver pra mim é Cristo", falando sobre a necessidade de nunca parar de lutar para ser melhor, até chegar ao céu. E isto passa pela capacidade de aceitar tanto os elogios quanto as críticas, passa por saber também olhar para o passado e identificar as origens dos defeitos atuais, sempre com o objetivo de superá-los. Muitas vezes as pessoas não conseguem superar os problemas porque ainda não sabem quem são, ou então não se aceitam como são, é preciso primeiro se reconhecer como limitado, para então poder lutar pela mudança.

Conflitos na profissão

Também disponível em MP3.

Programa de 09/Fevereiro/2011. Neste vídeo Padre Fábio de Melo atende a um advogado que está se sentindo mal em sua profissão por ter que defender pessoas que ele sabe que são culpadas. Padre Fábio o orienta a sempre viver sua profissão com ética, e na medida do possível interpretar a lei da melhor forma, o mais próximo possível da ética cristã.

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Programa de 2 de fevereiro

Olá pessoal, neste dia foi reapresentado o programa anterior, que está aqui no blog: