quarta-feira, 24 de novembro de 2010

As pessoas mudam


Também disponível em MP3.

Programa de 24/Novembro/2010. Neste vídeo Padre Fábio de Melo tende a uma pessoa que retomou uma amizade antiga, e que está sentindo que algo mudou em seu amigo, e pede ajuda para conseguir conviver com esta mudança, pois ele não é mais o mesmo. Padre Fábio o alerta dizendo que não se pode pensar que as pessoas se mantenham as mesmas ano após ano, pois a história de vida de cada um evolui, e somos nós que precisamos aceitar e compreender as mudanças que ocorrem. Com nossos amigos, é preciso chorar junto, rir junto, se machucar junto, se perdoar junto, para então poder compreender como o outro é.

O desejo de mudar


Também disponível em MP3.

Programa de 24/Novembro/2010. Neste vídeo Padre Fábio de Melo, a partir da música Contrários, fala sobre as contradições que existem em nós, que nos faz muitas vezes agirmos de formas que não desejamos, magoando as pessoas que amamos. Apesar da existência destas contradições, podemos sempre reduzir a sua influência em nossa vida, principalmente quando nos damos conta de que se nós não queremos que os outros nos façam mal, nós também não podemos querer o mau para aqueles que estão próximos. O mais importante não são as contradições, mas sim o nosso desejo de mudar, de superá-las.

Lidando com o perfeccionismo

Programa de 24/Novembro/2010. Neste vídeo Padre Fábio de Melo atende a uma pessoa que é perfeccionista, e sente que isto acaba afastando as pessoas de si. Padre Fábio diz que o perfeccionismo aparece em nós quando não conseguimos ou não queremos reconhecer os defeitos que temos, e passamos a querer a perfeição em tudo que está ao nosso redor, nas pessoas, nos locais, etc. Então o primeiro passo para solucionar este problema é reconhecer as próprias imperfeições, aceitá-las, e buscar trabalhar esta questão.

Excesso de ansiedade


Também disponível em MP3.

Programa de 24/Novembro/2010. Neste vídeo Padre Fábio de Melo atende a uma mulher que está com muita dificuldade de engravidar, e pede auxílio para lidar com esta situação de angústia. Padre Fábio nos lembra que muitas vezes quando queremos muito alguma coisa, este desejo em excesso acaba sendo a causa de não conseguirmos. No caso desta mulher, Pe. Fábio lhe diz que a maternidade não inicia no momento da fecundação, mas sim quando a mulher decide ser mãe, e se ela pensar desta maneira, terá meios de superar esta angústia, deixando de lado tanta ansiedade, e tonando mais fácil a abertura do corpo para o próximo passo, da gravidez.

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Amizades possessivas


Também disponível em MP3.

Programa de 17/Novembro/2010. Neste vídeo Padre Fábio de Melo atende a uma pessoa que pede ajuda para saber conviver com uma amiga que é possessiva. Padre Fábio fala da dificuldade de manter relacionamentos deste tipo, pois a outra pessoa acha que tem domínio sobre a vida de quem está próximo, mas isto não é verdade, cada um é dono de si, e deve ter pleno conhecimento disto, pois somente quem é dono de si pode dar-se ao outro, somente assim poderá ajudar sem se tornar posse do outro.

Não perder a si mesmo


Também disponível em MP3.

Programa de 17/Novembro/2010. Neste vídeo Padre Fábio de Melo atende a uma mulher que tem depressão por causa da separação de seu marido, e pede auxílio. Padre Fábio a orienta para tomar consciência de que ela não perdeu tudo, eu marido foi embora, mas sua família permanece, e precisam dela. Do contrário, se ela aprofundar sua dor por causa das dores, estará perdendo a si mesmo.

Amadurecer o amor

Programa de 17/Novembro/2010. Neste vídeo Padre Fábio de Melo atende a uma mulher que tem um filho com síndrome de Down, e que fica se perguntando por que aquilo aconteceu com ela. Padre Fábio lhe faz notar as oportunidades de crescimento, de superação, que ela tem diante de si, o fato de ter um filho especial fez com que ela notasse em si os defeitos da forma como ela ama, é preciso amadurecer o amor, para amar da forma certa.

Disposição para mudar


Também disponível em MP3.

Programa de 17/Novembro/2010. Neste vídeo Padre Fábio de Melo fala sobre a necessidade de estarmos sempre dispostos a mudar, a crescer, porque por mais que às vezes achemos que já somos bons o bastante, sempre teremos algo a aprender, a melhorar.

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Reciclar as mágoas


Também disponível em MP3.

Programa de 10/Novembro/2010. Neste vídeo Padre Fábio de Melo atende a uma pessoa que reencontrou o pai que a havia abandonado, e que agora estava à beira da morte em um hospital, foi ao seu encontro, e buscou se reconciliar com ele. Padre Fábio diz que a atitude dela foi correta, é preciso digerir aos poucos as lembranças e emoções negativas, principalmente quando se trata de pessoas próximas, para que isso não se torne algo que nos fará mal com o passar do tempo. Guardar mágoas e ressentimentos é como guardar lixo no meio da sala, sempre que passarmos pela sala estaremos esbarrando no lixo, que sempre nos fará mal.

Estudo da teologia


Também disponível em MP3.

Programa de 10/Novembro/2010. Neste vídeo Padre Fábio de Melo atende a uma pessoa que tem dúvida sobre o estudo de teologia, pois acha que poderá abalar sua fé. Padre Fábio esclarece que, ao contrário do que muitas pessoas pensam, o estudo da teologia não “esfria” a fé das pessoas, mas é sim uma oportunidade de amadurecimento da fé, e pode sim fortalecê-la.

Casamentos falsificados


Também disponível em MP3.

Programa de 10/Novembro/2010. Neste vídeo Padre Fábio de Melo fala sobre os casamentos falsificados, que na verdade são encenações realizadas por pessoas que não são padres, que enganam outras pessoas para obter lucro de forma ilícita.

Interpretação da Bíblia


Também disponível em MP3.

Programa de 10/Novembro/2010. Neste vídeo Padre Fábio de Melo atende a uma pessoa que está com dúvidas sobre um versículo da Bíblia que lhe causou medo. Padre Fábio a orienta dizendo que não podemos levar os versículos da Bíblia ao pé-da-letra, é preciso interpretar a Bíblia de forma correta, pois Deus jamais terá a intenção de nos causar medo, Ele é Amor.

Viver o hoje


Também disponível em MP3.

Programa de 10/Novembro/2010. Neste vídeo Padre Fábio de Melo fala sobre a necessidade de vivermos nossa vida a partir do hoje, não em função daquilo que nos aconteceu no passado. A qualidade de nossa vida depende da resposta que damos àquilo que nos acontece.

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Programa de 3 de Novembro

Neste dia não houve programa pois a Canção Nova transmitiu Missa Comemorativa pelo Reconhecimento Pontifício.