quarta-feira, 29 de setembro de 2010

O "eu" ideal e o "eu" real


Também disponível em MP3.

Programa de 22/Setembro/2010. Neste vídeo Padre Fábio de Melo atende a uma mulher que deixou a faculdade para casar e criar os filhos, e hoje sente que perdeu muitas oportunidades profissionais. Padre Fábio, à partir desta situação, fala sobre O 'eu' ideal e o 'eu' real, que é a diferença entre aquilo que gostaríamos de ser, e aquilo que somos atualmente. Muitas vezes o tempo não permite que cheguemos ao nosso 'eu' ideal, mas isto não pode nos desanimar, não podemos menosprezar as nossas conquistas.

Deus não quebra nozes


Também disponível em MP3.

Programa de 22/Setembro/2010. Neste vídeo Padre Fábio de Melo fala sobre um ditado que diz: "Deus nos dá as nozes, mas não as quebra para nós". Deus nos dá a graça necessária para nossa vida, mas temos que aplicá-la às nossas tarefas, a preguiça não leva à nada. Padre Fábio também fala que a caridade não pode acomodar as pessoas, devemos aceitar gestos de caridade enquanto estamos necessitados, mas assim que possível devemos passar a oportunidade adiante.

Para casar é preciso amor


Também disponível em MP3.

Programa de 22/Setembro/2010. Neste vídeo Padre Fábio de Melo atende a uma mulher que está prestes a se casar mas sente que não ama verdadeiramente seu noivo, e não sabe o que fazer pois as famílias se dão muito bem. Padre Fábio afirma que para casar é preciso disposição para se doar ao outro, ou seja, é preciso amor, senão não dá certo. Padre Fábio sugere que ela adie o casamento e pense melhor sobre os seus sentimentos, pois a semente que plantamos hoje será a árvore de nossa velhice.

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Reatando corações


Também disponível em MP3.

Programa de 15/Setembro/2010. Neste vídeo Padre Fábio de Melo fala sobre uma pessoa que ouviu sua participação em um programa do dia dos pais, em que Pe. Fábio motivava as pessoas a reatarem o relacionamento com seus pais, caso estivessem afastados. Esta pessoa voltou a falar com seu pai que não tinha contato há anos, mas infelizmente não pôde reencontrá-lo pois foi vítima de um acidente. Pe. Fábio testemunha que ficou muito feliz em poder ter ajudado a reatar estes corações, pois ele acredita que seja esta sua missão, reatar corações, seguindo o exemplo de Jesus.

Viver singular e viver plural

Programa de 15/Setembro/2010. Neste vídeo Padre Fábio de Melo atende a um jovem que precisa decidir entre sua profissão e a namorada que está morando longe, e que já fala em casamento. Padre Fábio o orienta a pensar se ele já está preparado para passar a viver plural, ou seja, deixar de viver sua vida individual, singular, e passar a viver a vida de duas pessoas ao mesmo tempo.

Pessoas não são objetos

Programa de 15/Setembro/2010. Neste vídeo Padre Fábio de Melo atende a uma pessoa que descobriu ter o vírus HIV e não sabe como contar aos pais. Padre Fábio a orienta a não se desesperar e acreditar na compreensão da parte de seus pais. Padre Fábio fala ainda que infelizmente situações como esta são fruto de uma sexualização desregrada existente na sociedade, que faz uso das pessoas. Mas as pessoas não são objetos, não podem ser usadas para depois serem jogadas fora.

Crescer sendo cuidado


Também disponível em MP3.

Programa de 15/Setembro/2010. Neste vídeo Padre Fábio de Melo fala à partir da música Deus cuida de mim, dizendo que o cuidado de Deus por nós não tem o objetivo de nos acomodar, de nos deixar preguiçosos achando que Deus fará tudo por nós, como se fosse Ele o servo. A paz que o cristão sente é uma paz inquieta, que nos coloca sempre dispostos a continuar crescendo, na certeza de estarmos sendo cuidados por Deus.

sábado, 18 de setembro de 2010

Enfrentando os medos


Também disponível em MP3.

Programa de 08/Setembro/2010. Neste vídeo Padre Fábio de Melo fala sobre os medos, dizendo que a melhor forma de vencer o medo é racionalizar, ou seja, refletir sobre o medo, e perceber que não há razões que justifiquem aquele medo, e com isso se consegue vencê-lo. Isto acontece principalmente quando o medo surge de uma situação desagradável, e a pessoa passa a pensar que sempre será daquela forma, como por exemplo quando alguém sofre uma traição em um relacionamento. Os medos também podem ser algo bom, que nos impedem de passar por situações que podem colocar nossa vida em risco.

Lutando contra a depressão


Também disponível em MP3.

Programa de 08/Setembro/2010. Neste vídeo Padre Fábio de Melo atende a uma pessoa que está sofrendo muito por causa da depressão da mãe, e não sabe mais o que fazer para ajudá-la. Padre Fábio a orienta que na depressão é preciso ter muito cuidado com a pessoa doente, mas ao mesmo tempo é preciso muita firmeza, para fazer com que ela se trate, tanto com medicamentos quanto com novas atitudes.

Nosso coração é uma semente


Também disponível em MP3.

Programa de 08/Setembro/2010. Neste vídeo Padre Fábio de Melo compara nosso coração a uma semente, e que nossas atitudes são o alimento que damos, e que irão influenciar diretamente a qualidade da planta, nossa vida depende de nossas decisões. Padre Fábio diz que muitas pessoas acham que religião é apenas um monte de regras a serem seguidas, e não enxergam que as regras são apenas uma consequência, são o bom alimento para nosso coração, as regras sozinhas não valem nada, elas estão a serviço do nosso crescimento como pessoas.

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Não viver para os outros

Programa de 01/Setembro/2010. Neste vídeo Padre Fábio de Melo atende a uma jovem que está sofrendo, pois todas as suas escolhas foram feitas por sua mãe, e ela não suporta mais esta situação, em que sua vontade não prevalece. Padre Fábio nos alerta que não podemos viver para os outros, não podemos fazer coisas apenas para satisfazer os outros, como cursar a faculdade que os pais querem, ter o(a) namorado(a) que a mãe quer, etc., isto é uma prisão que não podemos aceitar.

Valores cristãos na profissão


Também disponível em MP3.

Programa de 01/Setembro/2010. Neste vídeo Padre Fábio de Melo atende a uma pessoa que pergunta como manter os valores cristãos no mundo profissional, que muitas vezes apresenta contradições para quem é cristão. Padre Fábio o orienta dizendo que o valor principal é a vida, se em algum momento a atividade profissional não estiver à favor da vida é porque alguma coisa está errada. Se necessário, deve-se inclusive mudar de emprego para fazer prevalecer o valor da vida.

A vida constrói e desconstrói


Também disponível em MP3.

Programa de 01/Setembro/2010. Neste vídeo Padre Fábio de Melo fala sobre as situações que a vida nos coloca, que em alguns momentos servem para nos construir, mas em outros momentos desconstroem, nos deixando em pedaços. Precisamos fazer da desconstrução uma base sobre a qual sejamos capazes de partir para uma nova etapa, ficar apenas chorando e reclamando não adianta de nada.

Motivo para viver


Também disponível em MP3.

Programa de 01/Setembro/2010. Neste vídeo Padre Fábio de Melo fala à partir da música Motivos pra recomeçar, dizendo que não podemos viver de qualquer jeito, precisamos encontrar a cada dia a motivação para seguir em frente. Zaqueu era alguém que viva sem razão, mergulhado nos pecados contra aqueles que viviam ao seu redor, mas ao encontrar Jesus, encontrou o arrependimento e novos motivos para viver, passou a fazer o bem.

Motivos pra recomeçar


Também disponível em MP3.


Eu não sei dizer ao certo como foi
Eu não sei dizer a hora e o lugar
O que sei dizer é que depois que Ele entrou em minha vida
Tudo foi ficando fora de lugar

Retirou a ordem das coisas antigas
E o meu jeito tão estranho de amar
Fez-me ver a solidão que existia nos meus dias
E a sorrir me ensinou recomeçar

Retirou da escuridão meu coração
Acendeu uma nova luz em meu olhar
Fez nascer a primavera onde o inverno não passou
E me deu motivos para recomeçar

E desde então eu me rendi a este mistério
De ser com Ele e para Ele só viver
Deus mora em mim, sou sua casa, tenda humana
Ele é meu tudo, meu princípio, meio e fim

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Respondendo à vida


Também disponível em MP3.

Programa de 25/Agosto/2010. Neste vídeo Padre Fábio de Melo fala sobre a morte do filho de Cissa Guimarães, e de como ela lidou com a situação, dizendo que não iria permitir que a morte do filho fosse também a sua morte. Ela deu uma excelente resposta à vida, à situação que a vida lhe colocou. Pe. Fábio dá outro exemplo, de uma senhora que se tornou poetisa aos 95 anos, lançando um livro de poesias, e que já está preparando um segundo livro. Esta mulher não se entregou aos limites biológicos impostos pela vida, e deu uma excelente resposta.

Tempo de enfermidade


Também disponível em MP3.

Programa de 25/Agosto/2010. Neste vídeo Padre Fábio de Melo atende a uma pessoa que está com um caso de câncer na família e pede ajuda para lidar com esta situação. Pe. Fábio orienta que este tempo de enfermidade deve ser encarado como uma oportunidade de fortalecer as relações na família, e não se entregar ao desespero, que não serve para nada. Pe. Fábio lembra do acidente em que sua mãe quebrou a perna, e de como ela necessitou dele naquela situação, inclusive precisando receber as refeições dele, havendo uma inversão dos papéis, o filho que até então havia apenas recebido cuidados da mãe passou a ser quem cuidava dela. Pe. Fábio experimentou uma nova forma de relação com sua mãe. Nestes momentos de doença podemos experimentar crescimento tanto afetivo quanto espiritual.

Fazer o bem prevalecer


Também disponível em MP3.

Programa de 25/Agosto/2010. Neste vídeo Padre Fábio de Melo atende a uma pessoa que pergunta sobre o significado da música "Combater o bom combate". Pe. Fábio diz que combater o bom combate significa se esforçar para fazer o bem prevalecer em nossas vidas, e fazer o bem inclui também não ser omisso, não podemos apenas estar dispostos a fazer o bem, também precisamos deixar de lado a omissão e denunciar o mal ao nosso redor. Combater o bom combate também significa ocupar a mente com bons hábitos, estar sempre se alimentando de boas leituras, boas músicas, bons programas, etc.

Reformando nossa vida


Também disponível em MP3.

Programa de 25/Agosto/2010. Neste vídeo Padre Fábio de Melo fala sobre a saudade que sentiu de fazer o programa neste tempo em que ficou sem haver programas novos, pois é uma oportunidade única de fazer parte da vida das pessoas, e com as orientações dadas poder ser parte da cartilha que nos acompanha na vida. Nossa vida sempre precisa de reformas, da mesma forma que aconteceu com o cenário do programa, precisamos constantemente refletir sobre nossas decisões e avaliar quais foram boas e quais poderiam ter sido diferentes.