sábado, 28 de fevereiro de 2009

O direito de escolher


Durante um Acampamento de Carnaval realizado na Canção Nova nos dias 20 à 24 de fevereiro de 2009, Padre Fábio de Melo fez a pregação chamada O direito de escolher.

Abaixo você tem os links para baixar o vídeo ou apenas o MP3 desta pregação. Para saber a melhor forma de baixar estes arquivos, veja as instruções clicando aqui.

O vídeo desta pregação está disponível para download clicando neste link, também disponível em MP3 neste outro link. Você ainda pode comprar na loja da Canção Nova o DVD desta pregação, para assistir em sua TV, clique aqui para ir para a loja.

Programa de 19/Fevereiro

Olá pessoal, o programa do dia 19 de fevereiro foi uma reapresentação do programa do dia 27 de março de 2008. Para quem quiser rever, as orientações dadas por Pe. Fábio de Melo foram estas:
Até mais.

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Deus é misericórdia


Também disponível em MP3.


Programa de 12/Fevereiro/2009. Neste vídeo Pe. Fábio fala sobre sua música Humano demais, dizendo que ele compôs esta música num momento em que estava muito intrigado com as escolhas de Jesus, pois havia crescido escutando que Deus gosta dos "bonzinhos", mas que depois percebeu que isto não era bem assim, pois Jesus tinha uma capacidade imensa de trazer para perto dele os piores. Jesus nos ensina que Deus é misericórdia, e está sempre nos olhando com olhos cheios de amor, independente de onde estejamos. É esta misericórdia de Deus que motiva Padre Fábio a ser padre, lhe dá o desejo de anunciar o Evangelho a tantas pessoas que estão indiferentes à esta verdade do Amor de Deus.

Preenchendo vazios


Também disponível em MP3.


Programa de 12/Fevereiro/2009. Aqui neste vídeo Pe. Fábio responde à uma pessoa que pergunta o que fazer quanto se sente um grande vazio dentro de si, dizendo que o melhor a se fazer nestes casos é preencher este vazio com coisas boas, como por exemplo uma boa leitura, boa música, etc. Padre Fábio nos convida a refletir sobre as escolhas que estamos fazendo em nossas vidas, que nos enchem ou que são indiferentes, nos deixando vazios. A própria religião é um canal que Deus nos disponibiliza para preenchermos este vazio, pois somente o amor de Deus tem este poder. A religião não pode se reduzir a um simples cumprimento de obrigações, mas sim uma experiência pessoal com Deus.

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Relacionamentos saudáveis


Também disponível em MP3.


Programa de 05/Fevereiro/2009. Aqui neste vídeo Pe. Fábio de Melo atenda a uma mulher que namora alguém bem mais velho que ela, e que tem recebido reprovações de sua família. Pe. Fábio orienta que em um relacionamento é preciso sempre olhar para o futuro, como será conviver com esta diferença de idade daqui a algum tempo? Os relacionamentos precisam ser saudáveis, não podem ser egoístas, o casal precisa levar em conta os planos de ambos para o futuro, por exemplo, um casal de namorados deve considerar a possibilidade do casamento, devem conversar sobre isto no momento oportuno. Pe. Fábio também alerta que não se pode inverter a ordem dos fatos, como por exemplo namorados que vivem como se fossem casados, isto é muito desgastante. Outra atitude desgastante é o monitoramento feito por muitas pessoas sobre seus companheiros, querendo saber o tempo todo onde estão e o que estão fazendo.

Amigos que sustentam


Também disponível em MP3.


Programa de 05/Fevereiro/2009. Neste vídeo Pe. Fábio atende o telefonema de um homem que está lutando para deixar o alcoolismo, e que está se sentindo só pois seus amigos o deixaram. Pe. Fábio diz que os amigos verdadeiros são aqueles que ficam ao nosso lado nestas horas para apoiar nossa caminhada, são amigos que nos constroem, nos sustentam. Podem até fazer críticas, mas são críticas construtivas, suas palavras podem até doer, mas é uma dor que cura.

Lidando com a insegurança


Também disponível em MP3.


Programa de 05/Fevereiro/2009. Padre Fábio atende neste vídeo a uma pessoa que sente insegurança em seus relacionamentos, não conseguindo mantê-los por muito tempo. É preciso entender a causa de estas inseguranças permanecerem conosco, e para isto uma terapia ajuda. Muitas destas inseguranças estão ligadas à infância, pois muitos pais não se dão conta que sua presença é muito importante, devem evitar ao máximo ficar longe da criança nos primeiros meses. Os pais precisam aprender sobre psicologia para poderem criar seus filhos da forma correta.

Herança material e espiritual


Também disponível em MP3.


Programa de 05/Fevereiro/2009. Neste vídeo Pe. Fábio fala sobre a música Tudo é do Pai, dizendo que o filho pródigo deu mais importância à herança material do que à herança espiritual que o seu pai tinha para lhe deixar. A herança material passa, mas a herança espiritual permanece, pois ela é construída com o amor. Quando damos mais importância à herança espiritual podemos inclusive ter mais condições de usufruir corretamente da outra herança.

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Um pé no chão e outro no céu


Também disponível em MP3.
Programa de 29/Janeiro/2009. Neste vídeo Pe. Fábio e Pe. Joãozinho atendem à uma pessoa que pergunta o que se pode fazer diante da síndrome do pânico além dos tratamentos medicinais. Eles aproveitam a pergunta para falar sobre como conciliar a nossa confiança na medicina com a nossa fé em Deus que nos cura, dizendo que o próprio fato de ter fé já exerce um poder terapêutico na vida da pessoa e alguns casos, e em outros casos a medicina é indispensável para a cura, as duas se completam. Isto nos mostra que é importante ter um pé no chão e outro no céu, ou seja, viver nossa vida com a convivência daqueles que estão ao nosso lado, mas também mantendo nossa relação com Deus.

Aprendendo pela dor


Também disponível em MP3.


Programa de 29/Janeiro/2009. Neste vídeo Pe. Fábio e Pe. Joãozinho ressaltam que muitas vezes somos obrigados a aprender pela dor, precisamos extrair algum ensinamento dos sofrimentos pelos quais passamos. Pe. Joãozinho lembra da frase "quando o sofrimento bater à sua porta é melhor abrir" que ele leu no livro "Quando o sofrimento bater à sua porta" do próprio Pe. Fábio de Melo, e que muito lhe chamou atenção, pois o pensamento comum seria mandar o sofrimento embora, algo que não ocorre naturalmente.

Liderança cristã


Também disponível em MP3.


Programa de 29/Janeiro/2009. No programa Direção Espiritual deste dia Pe. Fábio recebeu Pe. Joãozinho, que originalmente era o apresentador do programa. Neste vídeo eles discutem sobre o exemplo de liderança que Cristo nos deixou, nos ensinando principalmente a liderar a própria vida. Pe. Joãozinho ressalta que as virtudes de um líder não são recebidas de graça, pelo contrário, são frutos de muita transpiração, muito esforço.

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Verdade, bondade e utilidade


Também disponível em MP3.


Programa de 22/Janeiro/2009. Neste vídeo Pe. Fábio fala como os três filtros de Aristóteles podem limitar o poder da fofoca. Basta se perguntar, antes de passar a frente qualquer informação, se o que se vai falar é verdade (filtro da verdade), se é algo bom (filtro da bondade), e se será útil para quem for ouvir (filtro da utilidade). Quando alguém lhe conta uma fofoca, esta pessoa acha que você é qualquer um, que aceita qualquer coisa, inclusive uma mentira. O pior é que consertar as consequências de uma fofoca é quase impossível, é como rasgar um travesseiro de penas no alto de um monte, onde o vento leva as penas para longe, e não se tem mais como trazê-las de volta.

O mal está onde deixamos ele estar


Também disponível em MP3.


Programa de 22/Janeiro/2009. Padre Fábio neste vídeo nos lembra que a origem do mal está no pecado, a parábola de Adão e Eva busca explicar que o homem quis ser Deus, auto-suficiente, algo que não condiz com a condição humana de criatura. O mal que existe só é possível porque as pessoas aceitam fazer os gestos de maldade, pois o diabo não pode fazer o mal sozinho, ele age com o consentimento das pessoas. Quando cortamos este processo com nossas decisões, optando por viver fora do pecado, o mal cessa.

Lidando com o homossexualismo


Também disponível em MP3.


Programa de 22/Janeiro/2009. Neste vídeo Padre Fábio de Melo responde uma carta de uma mãe que pergunta como lidar com o homossexualismo em casa, dizendo que a melhor forma de lidar com alguém que sofre com a homossexualidade é continuar amando-a, sem restrições, senão corre-se o risco de perdê-la por causa de acusações e desrespeito que não ajudam em nada. Para os que têm tendência homossexual, a melhor opção a fazer é viver a castidade, evitando relacionamentos homossexuais. A família tem um papel importantíssimo para fazer com que a pessoa continue a se sentir amada e querida, principalmente ao olhar para ela com olhos de misericórdia, sem condenações. É importante compreender a diferença entre a homossexualidade, que consiste em um comportamento involuntário da pessoa, do homossexualismo, que é algo que vai a natureza humana e contra o Evangelho, pois consiste em uma prática consciente, e que prega o livre estabelecimento de relações homossexuais. Esta diferença é esclarecida neste artigo de Padre Joãozinho: A diferença entre homossexualismo e homossexualidade

Superando a depressão


Também disponível em MP3.

Programa de 22/Janeiro/2009. Aqui neste vídeo Pe. Fábio responde a uma pessoa que pergunta como a psicologia pode ajudar no tratamento da depressão. Esta ajuda pode ocorrer de várias formas, mas principalmente quando há uma perda. Perdas podem desencadear depressão por causa do desânimo que nos abatem, e diminuindo nossa atividade física, e até mesmo a falta de atividade física pode agravar um quadro de depressão. Pe. Fábio ressalta que a depressão chega aos poucos, através de pequenos gestos que vão nos abatendo, como o sedentarismo, o excesso de preocupações, irritações desnecessárias, etc., quando se cuida em não ceder a estes comportamentos se tem melhores chances de evitar a depressão.

Abrindo o diário da vida


Também disponível em MP3.


Programa de 22/Janeiro/2009. Neste vídeo Padre Fábio fala que a Palavra de Jesus e seus desdobramentos são uma oportunidade de encontrar uma orientação para nossa vida, uma direção espiritual. Para tanto é preciso partilhar a vida, ter a coragem de se expor, é como um diário, o qual só abrimos para quem pode ler o que é especial para nós. Ao abrirmos o diário de nossa vida, colocamos na mesa muitas coisas que queremos guardar, mas que precisamos rever, mudar, encontrar uma solução. Quanto mais temos coragem de falar de nossos defeitos, mais força encontramos para superá-los. Entretanto, esta partilha precisa ser feita com amigos verdadeiros, que respeitam nossos sentimentos.

Programa de 15/Janeiro

Olá pessoal, o programa do dia 15 de janeiro foi uma reapresentação do programa do dia 23 de outubro de 2008. Para quem quiser rever, as orientações dadas por Pe. Fábio de Melo foram estas:
Até mais.