sábado, 29 de novembro de 2008

Ser você mesmo


Também disponível em MP3.


Programa de 20/Novembro/2008. Pe. Fábio fala neste vídeo sobre a necessidade que temos de reconhecer nossas fraquezas, sermos nós mesmos. Para tanto, precisamos reconhecer nossas fraquezas, e na medida do possível encontrar alguém, um amigo, para quem possamos partilhar a nossa fraqueza. Só podemos dizer que conhecemos verdadeiramente uma pessoa quando somos próximos dela ao ponto de conhecer suas fraquezas, e os amigos verdadeiros são aqueles que, mesmo diante das fraquezas, continuam amando.

Educando para a autonomia


Também disponível em MP3.


Programa de 20/Novembro/2008. Neste vídeo Pe. Fábio de Melo nos fala que muitas vezes as pessoas têm dificuldade em dizer não para algumas coisas pelo fato de não quererem desagradar aqueles que estão próximos, pois ficam com medo do que eles vão achar daquela atitude. Esta capacidade de dizer não deve ser desenvolvida desde pequeno. A criança consegue desenvolver esta capacidade à medida que os pais vão lhe dando autonomia. As decisões necessária para a criança devem ser tomadas pelos pais apenas enquanto ela não tem capacidade para tanto, assim que ela tiver esta capacidade deve ter oportunidade de fazer suas escolhas, e tornar-se responsável por elas.

A importância do "Não"


Também disponível em MP3.


Programa de 20/Novembro/2008. Aqui neste vídeo Pe. Fábio de Melo lê uma carta de uma psicóloga que manifesta sua tristeza em ver a vida sendo destruída tantas vezes pela falta de um "não" na vida das pessoas. Pe. Fábio nos faz refletir que as grande tragédias são alimentadas aos poucos, uma série de pequenos detalhes que falham é que geram a tragédia. As pessoas precisam ser formadas para poder evitar estas tragédias, e a verdadeira educação só ocorre quando há um equilíbrio entre o sim e o não. Desde criança a pessoa precisa aprender à lidar com o sim e o não que recebe à todo momento. Crianças que sempre têm suas vontades satisfeitas se tornam verdadeiros monstros sociais.

Qualificando a vida


Também disponível em MP3.


Programa de 20/Novembro/2008. Neste vídeo Pe. Fábio de Melo fala que atualmente muito se busca a qualificação profissional, o que é muito importante pois forma bons profissionais, que podem ajudar a sociedade. Mas há uma outra qualidade de vida que deve ser buscada, que é a qualificação da personalidade, buscar ser um bom cristão, seguindo a missão de Jesus, que nos disse que veio para que todos tenham vida em abundância. Para viver o processo de qualificação é preciso também viver o processo do sacrifício, pois a mudança das atitudes implica em esforço, que muitas vezes vem acompanhado do sofrimento. Para buscar esta qualificação é preciso primeiro ter a coragem de reconhecer em nós aquilo que precisa ser mudado. Esta abertura para a mudança faz crescer em nós a esperança, esperança de que podemos criar um mundo melhor, à partir de nossas atitudes. Sem esperança não chegamos à lugar nenhum.

segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Inseminação Artificial


Também disponível em MP3.


Programa de 13/Novembro/2008. Neste vídeo Pe. Fábio, juntamente com seu amigo Pe. Mário, falam sobre a visão da Igreja sobre a inseminação artificial e a fecundação "in vitro". A Igreja é solidária com as famílias que têm dificuldade com relação à fertilidade, e pede que não se use métodos artificiais, sendo melhor utilizar métodos naturais, e também considerar a opção da adoção. O principal problema dos métodos artificiais é o fato de estar colocando a vida do embrião em risco, pois a probabilidade de dar certo é muito baixa considerando-se que o embrião pode morrer. A vida começa no momento da concepção, todo embrião já é uma pessoa humana que deve ser respeitada, e devemos lutar para que estas vidas sejam preservadas, o que não ocorre nas inseminações artificiais, que colocam a vida daquela nova pessoa em risco.

Doação de Órgãos


Também disponível em MP3.


Programa de 13/Novembro/2008. Neste vídeo Pe. Fábio, juntamente com seu amigo Pe. Mário, falam sobre a visão da Igreja sobre a doação de órgãos. A Igreja incentiva a doação de órgãos, pois Cristo doou sua vida toda por amor à nós, para salvar nossa vida, e se nós temos condições de doar um órgão para salvar uma vida, devemos fazê-lo, doando também nossa vida pelo nosso irmão.

Deus não se prova, se experimenta


Também disponível em MP3.


Programa de 13/Novembro/2008. Neste vídeo Pe. Fábio fala sobre a experiência que fazemos de Deus, que é diferente de provar a existência de Deus, como se fosse uma prova científica. Esta prova científica nunca irá existir, pois se fosse possível provar a existência de Deus, não precisaríamos ter fé, pois a fé é justamente isto, acreditar sem ter provas científicas concretas. Deus é amor, e da mesma forma que não conseguimos provar à alguém que à amamos, também não conseguimos provar a existência de Deus. O que temos são formas de chegar ao conhecimento de Deus, experimentar Deus em nossas vidas, mas sem provas frias e calculistas. É como quando damos flores à pessoa amada, aquele gesto faz com que ela experimente o amor que temos por ela, e isto ocorre em nossa relação com Deus, pequenos gestos que nos permitem experimentar o Amor de Deus.

Ser à favor da vida


Também disponível em MP3.


Programa de 13/Novembro/2008. Neste vídeo Pe. Fábio recebe no programa Direção Espiritual seu amigo Pe. Mário Marcelo Coelho, que é mestre em Teologia Moral. Pe. Fábio pergunta qual é o tema mais atual sobre a Teologia Moral. Pe. Mário diz que o principal tema atualmente é o resgate do valor da vida, que muitas vezes implica em se colocar contra atitudes que geram morte. Este posição que precisa ser tomada, contra a morte, muitas vezes faz parecer que a Igreja é sempre "do contra", por lutar contra o aborto, o sexo desregrado, etc. Precisamos ser à favor da vida junto com a Igreja, lutar contra a "cultura de morte" que se estabelece muitas vezes na sociedade.

quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Afetos integrais e refinados

Durante um Acampamento de Cura e Libertação realizado na Canção Nova em março de 2008, Padre Fábio de Melo fez a pregação chamada Afetos integrais e refinados.

Abaixo você tem os links para baixar o vídeo ou apenas o MP3 desta pregação. Para saber a melhor forma de baixar estes arquivos, veja as instruções clicando aqui.

O vídeo desta pregação está disponível para download clicando neste link, também disponível em MP3 neste outro link. Você ainda pode comprar na loja da Canção Nova o DVD desta pregação, para assistir em sua TV, clique aqui para ir para a loja.

segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Vire a página

Durante um Acampamento de Oração realizado na Canção Nova nos dias 17, 18 e 19 de Outubro de 2008, Padre Fábio de Melo fez a pregação chamada Vire a página.

Abaixo você tem os links para baixar o vídeo ou apenas o MP3 desta pregação. Para saber a melhor forma de baixar estes arquivos, veja as instruções clicando aqui.

O vídeo desta pregação está disponível para download clicando neste link, também disponível em MP3 neste outro link. Você ainda pode comprar na loja da Canção Nova o DVD desta pregação, para assistir em sua TV, clique aqui para ir para a loja.

terça-feira, 4 de novembro de 2008

Quando o sofrimento bater à sua porta

Esta pregação chamada Quando o sofrimento bater à sua porta foi feita por Padre Fábio de Melo no Acampamento de Oração ocorrido na Canção Nova nos dias 17, 18 e 19 de Outubro de 2008, e também é o título de um de seus livros.

Se você quiser ter esta pregação em alta qualidade, você pode adquirir o DVD na loja online da Canção Nova.

Abaixo você tem os links para baixar o vídeo ou apenas o MP3 desta pregação. Para saber a melhor forma de baixar estes arquivos, veja as instruções clicando aqui.

O vídeo desta pregação está disponível para download clicando neste link, também disponível em MP3 neste outro link.

segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Programa de 30/Outubro

Olá pessoal, no programa de 30/Outubro foi reapresentada a pregação Sofrimento, desafio para gigantes, que foi feita por Pe. Fábio de Melo no Acampamento de Oração ocorrido na Canção Nova nos dias 17, 18 e 19 de Outubro de 2008, que teve como tema Quando o sofrimento bater à sua porta, e que vocês podem assistir aqui no blog.